QUATRO PROPOSTAS VENCEDORAS PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS

São quatro propostas vencedoras do Orçamento Participativo do Município de Odemira de 2018, apresentadas e escolhidas pela população através de voto e que serão implementadas a partir de 2019, no valor total de 500 mil euros. As propostas vencedoras são “Sala de Aula do Futuro” (Freguesia de Colos) e “Requalificação do Jardim de Infância e EB1 de Bicos e equipamento do novo Centro de Convívio” (Freguesia de Vale de Santiago), na categoria das propostas para freguesias do interior com população inferior a 1.500 habitantes, e “Ajudar quem nos socorre - Bombeiros Voluntários de Milfontes Vila Nova de Milfontes” (Freguesia de Vila Nova de Milfontes) e “Acessibilidade para todos - Centro de Saúde de Odemira” (Freguesia de S. Salvador e Santa Maria), na categoria das propostas para freguesias do litoral ou com população superior a 1.500 habitantes").

As propostas vencedoras foram divulgadas no dia 17 de dezembro, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho. Um total de 2203 cidadãos, com idades a partir dos 14 anos, votou durante o mês de novembro, em 18 propostas de investimentos públicos. Em paralelo decorreu a votação nas 35 propostas para os processos de OP das 13 Freguesias do concelho, cujos resultados serão apresentados pelas respetivas Juntas de Freguesia.

Propostas vencedoras do OP Municipal:
Categoria: Freguesias do interior com menos de 1500 habitantes
Proposta nº 5 “Sala de Aula do Futuro” (Freguesia de Colos)
Visa dotar a Escola Aviador Brito Paes do equipamento informático necessário para a "sala de aula do futuro", criando espaços de inovação onde o centro da atividade é o aluno em interação com colegas e professores. Não é um espaço para ouvir matéria, mas para investigar, interagir, criar, desenvolver e apresentar, que fomenta a interação, partilha e colaboração.
Proponente: Elisabete Rodrigues | Valor: 125.000,00€

Proposta nº 12 “Requalificação do Jardim de Infância e EB1 de Bicos e equipamento do novo Centro de Convívio” (Freguesia de Vale de Santiago)
A proposta consiste em dotar a escola e Jardim de Infância de telheiros de ligação entre as entradas principais e a futura cantina, que será construída na zona de exterior do recinto escolar, e a colocação de caixilharias na zona de pátios para melhor conforto das crianças. Em paralelo, tornar a atual cantina num centro de convívio para idosos.
Proponente: Susana Hilário | Valor: 125.000,00€

Categoria: Freguesias do litoral ou com mais de 1500 habitantes
Proposta nº 24 “Ajudar quem nos socorre - Bombeiros Voluntários de Milfontes Vila Nova de Milfontes” (Freguesia de Vila Nova de Milfontes)
Pensada em benefício dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, a proposta inclui a aquisição de EPI´s Individual para combate a fogos florestais e fogos urbanos, aquisição de material de desencarceramento, Cacifos, colocação de portões de acesso ao parque de viaturas, criação de mezanino a utilizar como vestuário e obras diversas de melhoramento das instalações
Proponente: Ventura Ramalho | Valor: 125.000,00€

Proposta nº 14 “Acessibilidade para todos - Centro de Saúde de Odemira” (Freguesia de S. Salvador e Santa Maria)
Propõe a requalificação da via de acesso ao Centro de Saúde de Odemira desde a Rotunda do Lagar, com passeio, rampas e escadas, eliminando as limitações de acessibilidade de indivíduos com deficiência aos edifícios de saúde.
Proponente: Vítor Gomes | Valor: 125.000,00€

Listagem de Resultados OP 2018