Autarcas do Litoral Alentejano reivindicam melhoria nas acessibilidades

Os autarcas dos cinco municípios de Litoral Alentejano reuniram, no dia 2 de junho, com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, a propósito de um conjunto de preocupações a que urge dar resposta nas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias na região, reivindicadas pelos autarcas de Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Os autarcas pretenderam alertar para os graves constrangimentos das acessibilidades no litoral alentejano, exigindo a continuação dos estudos do IC4 e obras de requalificação do IC1 e do IP8.

No concelho de Odemira, José Alberto Guerreiro solicitou intervenções urgentes na ER 266, que liga Luzianes-Gare ao limite dos distritos de Beja e de Faro, bem como na EN 120. As acessibilidades pedonais ao longo da EN 120, entre Baiona e S. Miguel, e na EN 393, entre Brunheiras e Vila Nova de Milfontes, foram também abordadas pelo autarca de Odemira.

Relativamente à rede ferroviária foram expostas, mais uma vez, as preocupações dos autarcas devido à urgência na continuação da linha Sines/Espanha, bem como da necessidade da reabertura das estações encerradas na linha do sul e reativação do comboio regional entre Faro e Setúbal, essencial às populações do interior.

Os autarcas informaram o governante que estão a elaborar um Plano Intermunicipal de Mobilidade, que pelo diagnóstico já elaborado aponta na urgência de medidas integradas, cujo investimento urge programar no atual quadro de financiamento comunitário.

27 Junho 2016