Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

O grande certame de Odemira recebeu 30 mil visitantes, muita animação e negócio

26 Julho 2016

A 26ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, encerrou portas com balanço bastante positivo. Cerca de 30 mil visitantes passaram pelo recinto, em S. Teotónio, entre os dias 22, 23 e 24 de julho. Mais de 200 expositores, gastronomia, artesanato, negócio e muita animação, foram os pontos fortes.

Promovida pelo Município de Odemira, a FACECO contou com as parcerias da ACL – Associação de Criadores Limousine, a CAPRIMIRA – Associação de Criadores a Raça Caprina Charnequeira, a EABL – Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, a ACPA - Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Junta de Freguesia de S. Teotónio.

A FACECO foi inaugurada pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, acompanhado pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, e pelo Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado. O certame recebeu também a visita do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

Nesta edição foram criadas três espaços que derem relevo a áreas fundamentais de intervenção municipal: o “Odemira Empreende” – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego (incluindo a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor), a Rede Social de Odemira (onde se deu visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições particulares de solidariedade social) e o Espaço OJovem (onde decorreram diversas atividades e se divulgaram as medidas municipais de apoio e incentivo à juventude). As intervenções na zona costeira pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste também estiveram em destaque, através da apresentação do ponto da situação e dos projetos das eco e ciclovias. O programa da feira incluiu a inauguração do Parque Urbano da Quinta da Elsa (uma obra concretizada através do Orçamento Participativo), bem como do Skate Parque, que vem assim concretizar um sonho dos jovens de S. Teotónio.

A presença do setor pecuário foi, mais uma vez, bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos. A feira recebeu o 28º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, o 13º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e 21º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Foi também promovido o 17º Concurso Regional de Mel.

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser grande atração da FACECO, com dezenas de atuações e muitas atividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança e muita animação infantil. O programa foi essencialmente preenchido com a produção cultural do concelho. No desporto, houve futebol, andebol e voleibol. As noites contaram com a atuação dos Melech Mechaya, Anaquim e dos ÁTOA, que fecharam a FACECO 2016 com chave de ouro.