Odemira Eficiente
Neste sentido, vai ser assinado um protocolo entre o Município de Odemira e o Instituto Superior Técnico, para implementação do projecto S-Odemira, que visa a concepção e análise de cenários para o desenvolvimento de um sistema de energia sustentável para o concelho, no âmbito da mitigação às alterações climáticas.
A cerimónia contará com intervenções de José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, que apresentará a estratégia municipal face às alterações climáticas, e de Paulo Ferrão, professor do Instituto Superior Técnico, que apresentará os objectivos e calendarização do projecto S-Odemira.
Odemira integrou recentemente, com outros 25 municípios de todo o país, o projecto “ClimAdaPT.Local”, cujo objetivo é a elaboração de estratégias locais de adaptação às alterações climáticas. Este projecto, que será desenvolvido entre 2015/2016, tem por missão capacitar os municípios para avaliar as vulnerabilidades locais, o respetivo potencial de adaptação e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções.
Ainda neste âmbito, Odemira promoveu, em articulação com a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, um diagnóstico sobre os consumos energéticos no concelho e desenhou um plano de acção com o objectivo de maximizar a sua eficiência e redução de utilização de energia com origem em combustíveis fósseis.
O programa “Odemira Eficiente” integra todo este conjunto de estratégias, projectos e acções de mitigação e adaptação às alterações climáticas, no horizonte temporal de 2020.