Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Odemira integra projeto de adaptação às alterações climáticas

15 Janeiro 2015
Odemira integra o grupo de 26 municípios de todo o país que integram o projeto “ClimAdaPT.Local”, cujo objetivo central é a elaboração de estratégias locais de adaptação às alterações climáticas. A assinatura do protocolo de adesão e apresentação do projeto decorreu no dia 15 de janeiro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Odemira é o único Município da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e um dos quatro municípios do Alentejo que integra e o projeto.
O projeto “ClimAdaPT.Local” é coordenado por Filipe Duarte Santos, docente universitário, especialista em alterações climáticas e dinamizador do CCIAM - Climate Change Research Group, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A iniciativa envolve também a Agência Portuguesa do Ambiente, QUERCUS, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

O projeto envolve 1,5 milhões de euros de financiamento pela iniciativa EEA Grants, com verbas que vêm da Noruega, Liechstein e Islândia, através de um acordo com o Governo português. Tem como principal objetivo desenvolver 26 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, em parceria com as respetivas autarquias, sendo dada formação a dois técnicos de cada município.

Visa capacitar os municípios para avaliar as vulnerabilidades locais e o respetivo potencial de adaptação face às alterações climáticas e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções.

O projeto prevê a criação de uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal, que constitua um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação.