Odemira recorda Amália
Nos dias 1 e 2 de outubro, Município de Odemira e a Fundação Amália Rodrigues vão promover um evento evocativo e de homenagem à fadista, “Odemira recorda Amália”, com várias ações a decorrer em Odemira e Brejão, localidade onde Amália tinha a sua casa de férias.
No dia 1 de outubro, pelas 15.00 horas, será inaugurada a Exposição de escultura “InFatum”, da fadista Cristina Maria, sendo o momento intercalado com atuação musical, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira.
Na noite de 1 de outubro, pelas 21.00 horas, no Centro Social do Brejão decorrerá a assinatura de protocolo entre o Município de Odemira e a Associação Cultural, Desenvolvimento Económico e Social do Brejão, para apoio à gestão do Posto Médico do Brejão (legado de Amália Rodrigues, definido em testamento).
Seguir-se-á uma Noite de Fados, com a participação dos fadistas Jorge Fernando e Cristina Maria.
Cristina Maria faz parte da nova geração de intérpretes de fado, com uma forte ligação à tradição amaliana, mas longe de uma postura seguidista, antes com expressiva e delicada autenticidade. A fadista é também conhecida pelo seu “outro lado”, de escultora e Mestre de Cantaria Artística e Escultura em pedra. Neste percurso, destaque para a exposição “Esculturas do meu fado”, apresentada em 2013 e 2014, em vários espaços nacionais e no estrangeiro, onde apresentou uma grande peça de homenagem a Amália Rodrigues. Jorge Fernando é um dos rostos mais conhecidos do fado. Músico, fadista e produtor, é um dos compositores mais cantados da música portuguesa. Foi uma dos músicos que acompanhou Amália Rodrigues.
No domingo, dia 2 de outubro, serão promovidas visitas guiadas à casa de férias de Amália Rodrigues, localizada perto da localidade do Brejão, junto à costa. As visitas decorrerão no horário 10.00/12.30 – 14.00/17.30, para grupos de 10 visitantes acompanhados por guia da Fundação Amália.
Com esta iniciativa, o Município de Odemira pretende manter viva a memória desta grande figura da cultura nacional e a ligação que, ao longo da sua vida, manteve com o concelho de Odemira.