Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Visitas temáticas sobre a Biodiversidade dos Charcos Temporários de Odemira

12 Maio 2015
Nos próximos dias 16 e 23 de maio, vão ser realizadas saídas de campo temáticas para conhecer a biobiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos no concelho de Odemira, no âmbito do projeto LIFE Charcos, com o objetivo de sensibilizar para a sua importância e fragilidade.

No dia de 16 maio, entre as 15.00 e as 18.00 horas, o tema será “O fascínio das plantas dos charcos temporários”, sendo o ponto de encontro o Parque de Campismo do SITAVA (junto ao Restaurante). Os Charcos Temporários albergam um conjunto de plantas peculiares, com elevado estatuto de conservação que vivem em condições ecológicas extremas, entre a submersão e a secura. A botânica Carla Pinto Cruz, da Universidade de Évora e coordenadora científica do projeto LIFE Charcos, irá guiar os participantes num percurso à volta de um destes charcos.

 A terceira saída de campo, no dia 23 de maio, será realizada entre as 21.00 e as 23.00 horas, dedicada ao tema “À descoberta dos anfíbios do Sudoeste!”. O ponto de encontro será junto ao Parque de Campismo de S. Miguel. Os anfíbios são um dos grupos mais associados aos charcos temporários, que têm maior atividade noturna para se protegerem do sol e dos predadores. Desafiam-se os participantes a passear ao luar, com o biólogo Edgar Gomes, da Liga para a Proteção da Natureza, à descoberta dos anfíbios.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, através dos contactos ambiente@cm-odemira.pt / 961 620 611. Todos os participantes devem levar roupa confortável e calçado impermeável, pois os charcos temporários ainda estão inundados.

 O projeto LIFE Charcos visa a conservação deste habitat prioritário, que se encontra ameaçado devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural. O projeto está implementado no Sítio de Interesse Comunitário da Costa Sudoeste da Rede Natura 2000, parcialmente coincidente com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nas charnecas do concelho de Odemira e planalto de Vila do Bispo, onde se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional. É coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza, em parceria com a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, Município de Odemira e a Associação de Beneficiários do Mira.