Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Homenagens à saúde no Dia do Município de Odemira

A Cerimónia Protocolar do Dia do Município, que decorreu no dia 8 de setembro, na Igreja da Misericórdia, em Odemira, foi o momento para balanço da atividade autárquica e de homenagem e reconhecimento de 12 profissionais de saúde que se destacaram pelo seu trabalho ao serviço do Alentejo e da comunidade odemirense. Para o Presidente a Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro “em 2024, o Dia do Município celebra a Saúde, destacando pessoas que enquanto profissionais representam, em diferentes dimensões, responsabilidades, iniciativa e capacidade de entrega que objetivamente contribuem muito para melhorar a nossa qualidade de vida.” Foram homenagens “que representam muitas mais pessoas que se dedicam todos os dias ao nosso Serviço Nacional de Saúde”.

No âmbito do Regulamento de Medalhas Honoríficas, o Município de Odemira atribuiu a Medalha de Serviços Públicos aos membros das equipas do concelho de Odemira do Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade e dos Percursos Assistenciais da Insuficiência Cardíaca e Multimorbilidade, nomeadamente aos Médicos de Medicina Geral e Familiar, Fernando Rivero e Lisandra Diaz, e aos Enfermeiros Hugo Mendonça, Vitor Gomes, Luís Gomes e Mónica Raimundo.

Este projeto traduz-se num novo modelo de prestação de cuidados, focado nas necessidades dos doentes e da sua família, proactivo e baseado na comunidade, que tem como pilar a coordenação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, assentando numa equipa multidisciplinar constituída por médicos de Medicina Interna, Médicos de Medicina Geral e Familiar, Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários e do Hospital, Técnicos de Serviço Social e outros profissionais. Os resultados das novas formas de prestação de cuidados, através destas equipas de proximidade, traduzem-se na redução da descompensação dos doentes crónicos e consequentemente diminuição das idas ao Serviço de Urgência, redução dos internamentos hospitalares e até consultas. Este acompanhamento personalizado dos doentes e família aumenta a sua satisfação com os cuidados que lhe são prestados e garante uma promoção de bem-estar e de qualidade de vida.

Foram igualmente distinguidos com a Medalha de Serviços Públicos do Município de Odemira os membros do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E., presidido por Catarina Arizmendi Filipe, e que tem Pedro Ruas como Vogal Executivo, José Sousa e Costa como Diretor Clínico para a área Hospitalar, Zaida Alves como Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde primários e Ana Palmeirinha como Enfermeira-Diretora. A Missão da ULSLA, E.P.E. assenta na prestação integrada e personalizada de cuidados de saúde a todos os cidadãos, garantindo uma resposta adequada, de qualidade, em tempo útil, com rigor técnico-científico e com respeito pela dignidade humana, promovendo a confiança dos colaboradores e utentes, na procura continua de soluções que reduzam a morbilidade e permitam obter ganhos em saúde. A atribuição destas medalhas de serviço público reflete o trabalho de todos os homens e mulheres que integram as diversas unidades de saúde deste território, em diferentes categorias de atividade.

O Município de Odemira atribuiu ainda a Medalha de Serviços Públicos ao Médico Fernando Manuel Medina, pelo trabalho prestado ao serviço do Alentejo e da comunidade odemirense enquanto Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Odemira e da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos. No desempenho das suas funções tem vindo a desenvolver um trabalho fulcral direcionado para o crescimento dos cuidados de saúde integrados, na convicção de que tal era essencial para elevar a imagem, preparação e capacidade de intervenção nos desafios do dia-a-dia da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Odemira, bem como dos seus profissionais. A sua capacidade de liderança e o seu forte sentido de responsabilidade levaram-no a lutar pela reabilitação das Extensões de Saúde, no sentido de responder às necessidades da população e dignificar as condições de prestação de cuidados de saúde no território.

Sendo um momento de reflexão e de prestação de contas do trabalho autárquico, Hélder Guerreiro destacou a “afirmação de Odemira como um território de cultura, não só porque tem grandes eventos mas também, porque produz cultura e é um território onde criativos escolhem viver e trabalhar”, bem como a adjudicação de mais de 25 milhões de euros em obras, que serão concretizadas nos próximos anos, os investimentos na área da Habitação, Educação e na qualificação na rede viária municipal. Salientou ainda que de imediato, importa olhar para “a área da Segurança, em articulação com o Governo, para manter o sentimento de segurança que sempre tivemos no nosso concelho.”

12 Setembro 2024