Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Homenagens na Cerimónia do Dia do Município

Em 2024, o Município de Odemira atribui a Medalha de Serviços Públicos aos membros das equipas do concelho de Odemira do Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade e dos Percursos Assistenciais da Insuficiência Cardíaca e Multimorbilidade, nomeadamente aos Médicos de Medicina Geral e Familiar, Fernando Rivero e Lisandra Diaz, e aos Enfermeiros Hugo Mendonça, Vitor Gomes, Luís Gomes e Mónica Raimundo.

Este projeto traduz-se num novo modelo de prestação de cuidados, focado nas necessidades dos doentes e da sua família, proactivo e baseado na comunidade, que tem como pilar a coordenação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, assentando numa equipa multidisciplinar constituída por médicos de Medicina Interna, Médicos de Medicina Geral e Familiar, Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários e do Hospital, Técnicos de Serviço Social e outros profissionais.

Os resultados das novas formas de prestação de cuidados, através destas equipas de proximidade, traduzem-se na redução da descompensação dos doentes crónicos e consequentemente diminuição das idas ao Serviço de Urgência, redução dos internamentos hospitalares e até consultas. Este acompanhamento personalizado dos doentes e família aumenta a sua satisfação com os cuidados que lhe são prestados e garante uma promoção de bem-estar e de qualidade de vida.

São igualmente distinguidos com a Medalha de Serviços Públicos do Município de Odemira os membros do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E., presidido por Catarina Arizmendi Filipe, que tem como Vogal Executivo Pedro Ruas, como Diretor Clínico para a área Hospitalar José Sousa e Costa, como Diretora Clínica para a área dos cuidados de saúde primários Zaida Alves e como Enfermeira-Diretora Ana Palmeirinha. A Missão da ULSLA, E.P.E. assenta na prestação integrada e personalizada de cuidados de saúde a todos os cidadãos, garantindo uma resposta adequada, de qualidade, em tempo útil, com rigor técnico-científico e com respeito pela dignidade humana, promovendo a confiança dos colaboradores e utentes, na procura continua de soluções que reduzam a morbilidade e permitam obter ganhos em saúde. A atribuição destas medalhas de serviço público reflete o trabalho de todos os homens e mulheres que integram as diversas unidades de saúde deste território, em diferentes categorias de atividade.

O Município de Odemira atribui ainda a Medalha de Serviços Públicos ao Médico Fernando Manuel Medina, pelo trabalho prestado ao serviço do Alentejo e da comunidade odemirense enquanto Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Odemira e da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos. No desempenho das suas funções tem vindo a desenvolver um trabalho fulcral direcionado para o crescimento dos cuidados de saúde integrados, na convicção de que tal era essencial para elevar a imagem, preparação e capacidade de intervenção nos desafios do dia-a-dia da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Odemira, bem como dos seus profissionais. A sua capacidade de liderança e o seu forte sentido de responsabilidade levaram-no a lutar pela reabilitação das Extensões de Saúde, no sentido de responder às necessidades da população e dignificar as condições de prestação de cuidados de saúde no território.

Ainda no âmbito da Cerimónia do Dia do Município, pelas 13.00 horas terá lugar um um almoço convívio aberto à população no Recinto de Festas da Capela da Nossa Senhora da Piedade. O grande destaque da noite será o concerto com os Resistência, que terá lugar no Jardim Ribeirinho de Odemira pelas 21.30 horas.

No mês de setembro, a vila de Odemira homenageia a sua Padroeira nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade, a decorrer entre os dias 6 e 8 de setembro, com um conjunto de espetáculos e atividades culturais e religiosas que se inserem no programa da iniciativa “Setembro, uma imersão cultural”.

02 Setembro 2024