Comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau

31 Maio 2024

O Município de Odemira, a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto associaram-se para assinalar a comemoração do centenário da primeira viagem aérea Portugal – Macau (1924-2024), levada a cabo por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, concretizando um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional. A decorrer entre abril e setembro de 2024, o programa das comemorações é organizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, e com a participação das famílias, culminando no concelho de Odemira, território de origem do Comandante Brito Paes, onde foi iniciada a viagem aérea em 1924 (no campo dos Coitos, em Vila Nova de Milfontes).

A Sessão Oficial de Abertura das Comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau aconteceu no dia 7 de abril, no Museu do Ar, em Sintra, com a apresentação do programa, do vídeo promocional, uma conferência de enquadramento histórico (por Lourenço Henriques-Mateus, da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea) e a apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria”, de Sarmento de Beires, numa edição bilingue português/mandarim de Isabel Morujão e Rita Pina Brito (pela coordenadora científica das Comemorações, Professora Isabel Morujão, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CITCEM/FLUP). Foi inaugurada a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)”. O momento terminou com a apresentação de uma edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas, comemorativa do centenário da viagem, produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira. Foi ainda oferecido um postal alusivo ao Centenário da Viagem Aérea, editado pelos CTT Correios de Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, marcou presença no segundo momento oficial, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 15 de maio. As celebrações incluíram a exposição “Portugal na aventura de voar”, com curadoria de Isabel Morujão e Henriques-Mateus, que reúne, entre outros objetos, a hélice do “Pátria”, troféus e fotografias. Foi promovido um concerto da Banda da Força Aérea e um painel de conferências, com a moderação de Isabel Morujão e participação de Armando Malheiro da Silva e Paulo Lage (da Universidade do Porto), Carlos Mouta Raposo (Diretor do Museu do Ar), Cátia Miriam Costa (Instituto Universitário de Lisboa) e Tenente-General Rafael Martins (Diretor de História e Cultura da Força Aérea Portuguesa).

Um terceiro momento decorreu no dia 20 junho, em Macau, no Consulado Geral de Portugal para Macau e Hong Kong, inserido nas comemorações do mês de junho – Mês de Portugal, com conferências e a apresentação do livro “De Portugal a Macau - A Viagem do Pátria”. Em Macau, a comitiva foi recebida pela Câmara de Comércio Luso-Chinesa, no Clube Militar de Macau. No dia 21 junho, o quarto momento do programa aconteceu em Hong Kong, no Club Lusitano de Hong Kong, com várias atividades dedicadas à comemoração do centenário da primeira viagem área Portugal – Macau. Os momentos contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira e o apoio do Consulado Geral de Portugal para Macau e Hong Kong, Instituto Português do Oriente, Fundação Oriente e Club Lusitano de Hong Kong.

O encerramento das Comemorações acontecerá no dia 21 setembro, em Vila Nova de Milfontes, com um amplo programa dedicado à história e à homenagem deste feito pioneiro da aviação portuguesa e culminará num grande espetáculo com a Banda de Música da Força Aérea e a participação da fadista Joana Luz.

Saiba mais em www.cm-odemira.pt/p/centenario_viagemaerea