Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Nazário Viana

Nazário VianaNazário Duarte Viana assumiu o comando dos Bombeiros Voluntários de Odemira em 1994, num período de viragem do quadro geral dos serviços de Proteção e Socorro, um período muito atribulado da vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, única Corporação de Bombeiros do concelho, à data.

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira durante 22 anos, Nazário Viana deixou a 12 de novembro de 2016, por vontade própria, o cargo de comando que exerceu na corporação, passando a ocupar o posto de Oficial Bombeiro Superior, assumindo que prosseguirá a sua missão com a mesma dedicação, profissionalismo e espírito de equipa que sempre caracterizaram a sua ação nos BVO.

No longo período em que comandou os Bombeiros Voluntários de Odemira, Nazário Viana viveu diariamente a transformação que ajudou a operar e operacionalizar nos Bombeiros do Alentejo e em especial na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Por outro lado, nesse período enfrentou por diversas vezes a fúria da natureza, cujas marcas mais vincadas todos se recordam, como a Seca de 1995, as grandes Cheias de Novembro de 1997, os grandes incêndios de Agosto e Setembro de 2003, e novamente as grandes cheias em Novembro de 2006 e Dezembro de 2009, entre tantos outros momentos de angustia, urgência e emergência, sem data, hora, ou local previamente assinalados, como os graves acidentes ou salvamentos na Orla Costeira. Em todos eles, o comandante e o seu Corpo de Bombeiros estiveram presentes, com coragem e eficácia, tal como no elevado nível de prontidão e preparação, em socorro e salvamento de pessoas, animais e bens, no planeamento e assistência a eventos e no transporte de doentes.

Por ocasião da cessação de funções, Nazário Viana deixou uma mensagem de agradecimento às entidades com que trabalhou justificando que “levo uma grande lição, que nunca vamos conseguir agradar a todos, mas quando nos dedicamos a 100% com o objetivo de trabalhar e prestar o melhor serviço àqueles que precisam de nós, a nossa consciência diz-nos que fizemos o melhor que podíamos ter feito”.

Esta mensagem simples e dignificante, traduz o empenho, disponibilidade, coragem, coordenação institucional e o humanismo que Nazário Viana empreendeu ao longo destes mais de 22 anos como Comandante, tendo sido constante o seu esforço para melhorar as condições, o nível de formação e de prontidão da Corporação, tendo granjeado o respeito, admiração e a amizade dos colegas, desta e de outras corporações, dos responsáveis de instituições locais e regionais e da população local.

Homem simples, de elevados valores humanos, determinado e corajoso, nem sempre compreendido, lutador persistente por aquilo em que acredita, representou durante mais de duas décadas a confiança na promoção da assistência humanitária a quem dela necessitou e afirmou bem alto os mais nobres valores da solidariedade, da amizade e da cooperação.

Pelo elevado desempenho da sua missão ao longo de 22 anos, constitui, assim, um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação de Nazário Viana como Comandante dos BVO, promovendo os mais elevados valores da condição humana, consubstanciada no altruísmo de todos os elementos do corpo ativo, dirigentes e associados, que, contribuíram decisivamente para a segurança, proteção e bem-estar das populações.

Nazário Viana é exemplo para todos de Coragem, Mérito e Altruísmo, pela excecional relevância da sua dedicação a causas sociais e humanitárias, exemplo de dedicação aos outros.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a Nazário Duarte Viana.

Odemira, 25 de abril de 2017