Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Aníbal Mendes Simão

Aníbal Mendes SimãoAníbal Mendes Simão, com os seus 86 anos de idade, residente em Pereiras-Gare, sempre foi um Homem conhecido pela sua integridade e ampla dedicação às causas, um lutador pelo desenvolvimento da sua Terra e Freguesia, pelo bem-estar da sua população. Empresário, dedicou-se ao comércio e à indústria de panificação, mas a vida política também o atraiu.

Aníbal Mendes Simão foi um líder reconhecido, eleito nas primeiras eleições autárquicas realizadas em 12 de dezembro e 1976, para a Assembleia de Freguesia de Santa Clara-a-Velha.

Homem de ação, é um exemplo de cidadão e de político. A sua principal luta foi pela criação da Freguesia de Pereiras-Gare e pela resolução das grandes necessidades dos seus concidadãos, visando a criação de infraestruturas de bem-estar para todos, entre as quais de saneamento básico, pavimentação de estradas, pontes, igreja e jardim-de-infância.

Das suas mãos e de outros Amigos e Camaradas, nasceu uma Freguesia, Pereiras-Gare, uma Freguesia no interior do concelho de Odemira, constituída em 1985, para a qual Aníbal Mendes Simão foi eleito Presidente de Junta de Freguesia, cargo que desempenhou durante quatro mandatos, 16 anos pela CDU, com grande amor e dedicação à causa pública.

Aníbal Mendes Simão foi igualmente Fundador e Presidente, durante 10 anos, da Associação de Caçadores da sua terra, e Fundador do Clube Pereirense. Homem visionário, as letras e a poesia também fizeram parte da sua vida, tendo publicado algumas obras, das quais se destacam o livro intitulado “Pereiras-Gare: Uma Razão”, de 2007, e o Livro de Poesia Popular “Brincando, brincando, se dizem as verdades”, de 2010.

Aníbal Mendes Simão destaca-se pelas suas qualidades de autarca, empreendedor, por ser amigo do seu amigo, reconhecido por todos os quadrantes políticos, pelas suas convicções, pelo seu trabalho, pela sua honestidade e competência que fazem dele um Homem que ficará na história da sua Aldeia e do Concelho de Odemira.

Constitui um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça publicamente o papel e a ação de Aníbal Mendes Simão como um exemplo para as gerações vindouras pela sua Dedicação, Rigor e Mérito.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da Comunidade Odemirense, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a Aníbal Mendes Simão.

Odemira, 25 de abril de 2019