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Coronavírus - COVID-19

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Face aos desenvolvimentos da dinâmica da pandemia da COVID-19, o Município de Odemira implementou um conjunto de medidas de organização interna, medidas de prevenção e medidas de apoio às famílias, às instituições, às empresas e ao emprego.

O combate ao surto impõe restrições ao normal funcionamento dos serviços municipais. Nesta página agregamos a informação essencial disponível a cada momento tendo em conta a constante evolução da situação.

Última atualização: 24/09/2021, às 21h07

:: Medidas Municipais de Apoio e Contenção
  • Águas / Esgotos / Resíduos

      • Mantêm-se as leituras de contadores, nos casos em que estes se encontram no exterior das habitações, incentivando-se nos restantes casos a comunicação de leitura através dos contactos 965 810 217 ou aguas.ambiente@cm-odemira.pt

      • Mantêm-se as recolhas de resíduos volumosos, verdes e Resíduos de Construção e de Demolição ao domicílio, sempre que não exista necessidade de entrada nas habitações



  • Apoio a Empresas e Empreendedores

    Medidas Municipais de Apoio 2021
    • Apoio financeiro aos estabelecimentos comerciais obrigatoriamente encerrados ao público com redução de faturação comprovada. (até ao valor global de 300.000,00€)

    • Apoio financeiro à instalação e adaptação de esplanadas licenciadas até 70% do investimento em mobiliário. (até ao valor global de 50.000,00€)

    • Apoio financeiro à criação de Lojas On-line, por forma a criar meios alternativos de escoamento de produtos. (até ao valor global de 50.000,00€)

    • Redução de Impostos Municipais, com isenção da taxa de Derrama às pequenas empresas com volume de negócios até aos 150 mil euros. (medida já implementada no âmbito do Orçamento Municipal 2021)

    • Isenção da cobrança de todas as taxas relativas à ocupação de espaço público e publicidade, a todos os estabelecimentos comerciais entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

    • Isenção de todas as taxas aplicáveis aos taxistas do concelho, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

    • Isenção do pagamento de rendas de todos os estabelecimentos comerciais, quiosques, bancas do mercado municipal ou outros similares, bem como no âmbito dos contratos celebrados através do Ninho de Empresas, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

    • Prorrogação extraordinária dos prazos das várias medidas do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego - Odemira Empreende até 31 de dezembro, para projetos cujo período contratual ou prazo termine em 2020 e 2021.

    • Criação de uma linha direta de acompanhamento e apoio às micro, pequenas e médias empresas, por forma a assegurar a informação sobre todos os apoios existentes. Aceda à linha direta aqui: https://www.cm-odemira.pt/pages/1244 

    • Alargamento a todo o território das medidas do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego - Odemira Empreende, durante o ano de 2021 e potenciação da Bolsa de Emprego Municipal, por forma a fomentar e promover a recuperação económica e o emprego.

    • Disponibilização dos contactos diretos de produtores locais e restauração com serviço de take-away, no site municipal, por forma a garantir o escoamento regular de frescos e produtos locais e a entrega de refeições confecionadas, apoiado numa campanha de comunicação e promoção do comércio local. (consulte aqui

    • Realização de feira stock-off, após o período de confinamento, para escoamento de artigos em stock e promoções por parte dos estabelecimentos do comércio local.

  • Apoio às Famílias

    Medidas Municipais de Apoio 2021
    • Constituição do fundo de emergência e apoio social dirigido às famílias, para fazer face a situações de comprovada carência e vulnerabilidade social provocada pela crise pandémica. (até ao valor global de 200.000,00€)

    • Criação de uma linha de apoio financeiro de apoio a Juntas de Freguesia e Instituições Sociais, que promovam o apoio domiciliário, a entrega de produtos e a facilitação no acesso a serviços. (até ao valor global de 50.000,00€)

    • Redução de Impostos Municipais, com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a passar para a taxa mínima de 0,3% e fixação da taxa de participação variável no IRS em 3,5%.

    • Isenção do pagamento da frequência das Atividades de Animação e Apoio às Famílias, na educação pré-escolar entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021.

    • Prorrogação extraordinária dos prazos de medidas de apoio social, atualmente em vigor, designadamente do Cartão Social Municipal, do Cartão Abem - Rede Solidária do Medicamento e do Programa de Apoio ao Arrendamento, até 31 de dezembro, cujo período de apoio termine em 2021.

    • Reforço da Linha de Apoio Social (961 620 618), para prestação de esclarecimentos, apoio e acompanhamento das situações de vulnerabilidade social e carência económica, bem como o encaminhamento dos munícipes para os serviços e entidades competentes.

    • Garantir o fornecimento das refeições escolares a todas as crianças e jovens integradas em contexto escolar, com comprovada e atestada vulnerabilidade económica, durante as interrupções letivas e os períodos em que decorra o ensino à distância, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho.

    • Disponibilização de 500 computadores aos agrupamentos escolares, colmatando as necessidades mais prementes dos alunos com apoio social escolar. – Medida implementada no início do ano lectivo 2020/2021

  • Apoio às Instituições

    Medidas Municipais de Apoio 2021
    • Apoio financeiro às IPSS para fazer face à situação de emergência e aos intrínsecos custos acrescidos. (valor global de 200.000,00€) – Medida implementada em dezembro de 2020

    • Reforço do apoio financeiro às Corporações de Bombeiros para fazer face à situação de emergência e aos intrínsecos custos acrescidos. (valor global de 120.000,00€) – Medida implementada em dezembro de 2020

    • Apoio financeiro aos Agrupamentos de Escolas do Concelho para fazer face à situação de emergência e aos intrínsecos custos acrescidos. (valor global de 33.320,00€) – Medida implementada em outubro de 2020

    • Disponibilização de um Fundo Municipal para a apoio à gestão corrente das Coletividades, para fazer face à situação de emergência e aos intrínsecos custos acrescidos. (até ao valor global de 25.000,00€)

    • Apoio financeiro aos agentes culturais, sediados no concelho, para fazer face ao cancelamento das suas atividades. (até ao valor global de 50.000,00€)

    • Contratualizar junto dos artistas e do meio criativo local, uma bolsa de espetáculos a realizar no âmbito de programação municipal a definir, por forma a mitigar os efeitos dos cancelamentos atual de espetáculos e eventos, bem como um conjunto de espetáculos online. (até ao valor global de 100.000,00€)

    • Isenção do pagamento do valor total da fatura de serviços de água, águas residuais e resíduos às IPSS e Corporações de Bombeiros, entre fevereiro e dezembro de 2021.

    • Garantir a todos os agentes culturais, desportivos e sociais e de naturezas similares o pagamento integral dos compromissos já celebrados e programados, designadamente no âmbito do Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, Prémios de Atividade Desportiva, Sinergias Sociais e outros protocolos, promovendo a recalendarização e execução das programações até 31 de dezembro de 2021 e sempre que necessário e possível, a sua adaptação para apresentação desmaterializada.

    • Reforço de uma linha direta de acompanhamento às instituições e coletividades do concelho, por forma a assegurar a informação sobre todos os apoios existentes.  – Linha em desenvolvimento

    • Fornecimento de equipamentos de proteção individual às Corporações de Bombeiros e IPSS, colmatando as necessidades prementes e urgentes em situações de emergência e de crise.

  • Apoio à Vítima de Violência Doméstica/Apoio e Proteção de Crianças e Jovens 

     Se é vítima de violência doméstica, peça ajuda!


    Se precisar de ajuda ou conhece alguém que precise, contacte:

    • Gabinete de Apoio à Vítima de Odemira (GAVA) - 924 467 767 (9h00/17h30)
    • Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência - 800 202 148 /800 116 006 (24h por dia)

    _______________________________________________________________________________________________

    Comissão de Proteção das Crianças e Jovens de Odemira

    • Os serviços de atendimento ao público, incluindo atendimentos presenciais e visitas domiciliárias, estão restringidos ao estritamente necessário e de caráter urgente, privilegiando-se os contactos telefónicos e via correio eletrónico para todos os outros assuntos, nomeadamente a prestação de informações e sinalização de situações de perigo para Crianças e Jovens.

      Contactos telefónicos: 283 320 915 / 963 101 365 | Email: cpcj.odemira@cnpdpcj.pt 
  • Apoio Social

    • Linha Social de Apoio - 961 620 618 (Linha de Informação e Apoio aos Munícipes Carenciados);

    • NINGUÉM ESTÁ SÓ - Linha de prevenção e combate ao isolamento dos idosos do concelho de Odemira.
      Tem mais de 65 anos e sente-se sozinho/a?
      Precisa de algum tipo de apoio ou conhece alguma pessoa idosa a precisar de apoio?

      Ligue: 968 803 219 (CLDS 4G Geração Ativa/TAIPA)
      Horário de atendimento dias úteis das 9h00 às 17h00

    • Bolsa de Emergência Municipal (BEM/Covid-19)
      A Bolsa de Emergência Municipal, com 30 pessoas, terá por objetivo o reforço do pessoal de apoio às estruturas residenciais do concelho e que será mobilizada para uma estrutura residencial em caso de surto da doença Covid-19. No entretanto, os cidadãos que integrem a bolsa ficarão a exercer funções numa das 10 estruturas residenciais, reforçando a respetiva equipa.

      São destinatários as pessoas que se encontrem numa das seguintes situações: desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio de desemprego parcial ou subsídio social de desemprego; desempregados beneficiários do rendimento social de inserção; outros desempregados inscritos no IEFP; desempregados que não se encontrem inscritos no IEFP; trabalhadores com contrato de trabalho suspenso ou horário de trabalho reduzido; trabalhadores com contratos de trabalho a tempo parcial; estudantes, designadamente do ensino superior, e formandos, preferencialmente de áreas relacionadas com os projetos, desde que com idade não inferior a 18 anos. Os reformados e pensionistas podem ser integrados, enquanto desempregados, com ou sem inscrição no IEFP, desde que não tenham mais de 60 anos e não pertençam aos grupos de risco.

      Os interessados devem enviar e-mail a manifestar a intenção em aderir à Bolsa Emergência Municipal para accao.social@cm-odemira.pt ou pedir informações através do contacto 961 620 618.

      Os cidadãos que integrem a Bolsa de Emergência Municipal recebem uma remuneração de acordo com a regulamentação aprovada, alimentação, transporte, seguro de acidentes e equipamento de proteção individual.

      Esta iniciativa do Município de Odemira decorre de uma candidatura ao Programa MAREESS – Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP.

      Consulte Documentos:

      Bolsa de Emergência Municipal – COVID - 19

      Regulamento MAREESS

       

  • Cemitérios / Funerais

    • Os Cemitérios Municipais funcionam mediante o cumprimento das distâncias de segurança de 1 pessoa por cada 20 m2, devendo os cidadãos manter-se afastados entre si;

    • O acompanhamento de funerais dentro dos cemitérios deve ser restrito à presença de 1 pessoa por cada 20 m2, devendo os cidadãos manter-se afastados entre si;
  • Emprego e Inserção Profissional

    Face à evolução da pandemia, o Gabinete de Inserção Profissional de Odemira definiu um conjunto de medidas para o seu funcionamento:

    • O atendimento presencial do GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Odemira é feito apenas por marcação, que deve ser feita usando preferencialmente os canais on-line, através de e-mail gip@cm-odemira.pt ou pelo telefone 283 320 912.

    • O atendimento presencial do Serviço de Emprego é feito apenas por marcação, que deve ser feita usando preferencialmente os canais online, através do e-mail se.sines@iefp.pt, através do portal IEFP online: https://iefponline.iefp.pt/ ou pelo telefone 269 095940.

    Horário de funcionamento: 9h00 / 13h00 e 14h00 / 17h00

    Regras de acesso:

    • Uso obrigatório de máscara ou viseira, tanto por trabalhadores como por utentes que se desloquem aos serviços;
    • Limitação do número de pessoas no atendimento a 1 pessoa;
    • Obrigação de aguardar vez no exterior do edifício;
    • Desinfeção das mãos e a manutenção do distanciamento social, respeitando a distância mínima de segurança de 2 metros entre pessoas.
    • Permanência dentro do serviço está limitada a 1 pessoa, não sendo permitidos acompanhantes;
  • Equipamentos Municipais

    Encontram-se encerrados os BU Kioks, por impossibilidade de adequação dos mesmos às regras estabelecidas pela DGS.

    Encontram-se em funcionamento de acordo com os respetivos Planos de Contingência o Cineteatro Camacho Costa e Postos de Turismo.

    É permitido o funcionamento dos parques infantis, aparelhos de manutenção de exterior, polidesportivos e skate parques, desde que se observem as orientações definidas pela DGS.

    Complexo Desportivo Municipal

    • Estádio Municipal
      • Regras de funcionamento:
      • Horário: 18h às 22h
      • Máximo de 10 utentes em utilização livre na pista, em simultâneo
      • Duração 60 minutos

    • Pavilhão Municipal
      • Regras de funcionamento:
      • Utilização mediante pedido de clube/associação (utilização necessita de pedido prévio por parte dos Clubes e Associações ao Setor de Desporto da Câmara Municipal de Odemira, através de email desporto@cm-odemira.pt)
      • Horário:18h às 22h

    • Piscina Municipal e Ginásio Municipal
      • Regras de funcionamento:
      • Horário da Piscina de segunda a sexta: 08.00h às 13.30h e das 15.30h às 21.00h / sábado: 08.00h às 12.00h
      • Horário do Ginásio de segunda a sexta: 09.00h às 13.00h e das 16.30h às 22.00h / sábado: 09.00h às 13.00h
      • Utilização da Piscina restrita a utilização livre e competição 
      • Utilização do ginásio restrito a utilização livre
      • Máximo de 14 utentes na Piscina e de 3 utentes no ginásio, em simultâneo
      • Marcação através do telefone 283 322 234
      • Máximo de utilização de duas vezes por semana/utente
      • Relativamente às aulas será feita primeiramente uma avaliação dos interessados e avançará de acordo com o levantamento das restrições por parte da DGS.

     

    • Biblioteca Municipal José Saramago
      • Horário: Segunda a sexta-feira; encerra aos sábados, domingos e feriados - 9h00 / 17h00

    • Regras de acesso:
      • Entrada condicionada;
      • Uso obrigatório de máscara e desinfeção obrigatória das mãos à entrada;
      • Cumprimento das regras de etiqueta e distanciamento físico definidas pela DGS;
      • Seviços disponíveis:
      • Inscrição de leitores
      • Serviço de reprografia
      • Venda de publicações do Município
      • Empréstimo domiciliário de documentos:
      • O acesso aos documentos nos diferentes setores é feito exclusivamente pelos técnicos da Biblioteca;
      • Disponibilização de catálogo informatizado para pesquisa de documentos;
      • Cada leitor pode requisitar até 5 documentos por um período de 30 dias;
      • Os documentos devolvidos são sujeitos a um período de quarentena respeitando-se as normas de higienização necessárias;

    • Nesta fase não é permitido:
      • Acesso aos sectores e aos documentos em livre acesso;
      • Acesso aos computadores;
      • Leitura presencial de documentos ou a realização de trabalhos;
      • Leitura de revistas e jornais;
      • Doações de documentos.

    • Loja Solidária de Odemira, localizada no Mercado Municipal
      • Horário: 2ª feira a 6ª feira – 9h00 às 12h00 – 13h00 às 17h00/ Sábado – 9h00 às 13h00
    • Regras de acesso:
      • o atendimento é limitado à permanência de uma pessoa na loja, sendo a fila de espera efectuada na rua salvaguardando a distância aconselhada pela DGS;
      • uso obrigatório de máscara;
      • uso obrigatório de luvas para manusear os artigos expostos
  • Eventos

    • As iniciativas e atividades - desportivas, culturais, recreativas ou de outro qualquer âmbito - organizadas, apoiadas e/ou licenciadas pelo Município, poderão realizar-se mediante parecer prévio favorável da Autoridade de Saúde Local;

    • De acordo com as orientações específicas definidas podem realizar-se eventos de cariz religioso;
  • Feiras e Mercados

     
    •  São autorizadas as feiras e mercados de bens alimentares, mediante o cumprimento dos respetivos Planos de Contingência, a ser implementados por cada uma das Juntas de Freguesia;

    • É permitida a Venda Ambulante de produtos alimentares e bens essenciais, nos locais destinados para o efeito.

    • Plano de Contingência das Feiras e Mercados - COVID- 19

  • Mercado Municipal

    • Obrigatório o cumprimento das distâncias de segurança de 1 pessoa por cada 20 m2, devendo os cidadãos manter-se afastados entre si;

    • Obrigatório o uso de máscara.

  • Publicações Municipais

    • Mantem-se suspensa a edição regular da agenda cultural;

  • Reuniões da Câmara Municipal

    • Mantém-se as reuniões presenciais, assegurando o respeito pelas regras de distanciamento social e demais orientações em vigor, podendo ser igualmente realizadas reuniões por videoconferência, em função da evolução epidemológica ou sempre que se considere necessário;

    • As reuniões presenciais terão lugar na Sala de Sessões dos Paços de Concelho, no edifício principal da Câmara Municipal de Odemira, reorganizada com vista ao cumprimento das regras de distanciamento social;
    • Sala de Sessões dos Paços de Concelho para acolhimento presencial de público seja de 10 pessoas, sendo obrigatório o uso de máscara, e com observância das disposições previstas no n.º 3 artigo 3.º da Lei n.º 1-A/2020, de 19 de março, na sua atual redação;

    • Quando compareça mais do que uma pessoa para apresentar o mesmo assunto devem eleger um porta voz e, apenas no caso da lotação da sala não estar completa imediatamente antes do início da reunião, será admitida a entrada de outros interessados para além do primeiro;
    • Não serão realizadas reuniões descentralizadas até ao final do presente mandato;

      Para esclarecimentos sobre as reuniões, contactar o Município através do e-mail geral@cm-odemira.pt 

  • Serviços Municipais

    • O Balcão Único funciona em horário normal, com atendimento presencial sob marcação prévia;

    • A Tesouraria Municipal funciona em horário normal, com atendimento presencial sob marcação prévia;

    • Só devem deslocar-se aos serviços municipais presenciais os cidadãos com assuntos inadiáveis, que não possam ser tratados por telefone ou de forma desmaterializada;

    • Devem ser utilizados preferencialmente o contacto telefónico 283 320 900 ou de correio eletrónico geral@cm-odemira.pt;

    • Devem ser adotados preferencialmente meios de pagamento eletrónicos;

    • A zona de espera está limitada à permanência de 1 pessoa;

  • Urbanismo

    • Encontra-se vigente a submissão de processos de Urbanismo por correspondência física ou digital desde que cumpridos os critérios estabelecidos.

      Para mais informação consulte aqui 

  • Voluntariado

    • Quer ser voluntário? Inscreva-se no projeto “Vizinhança Solidária” - 969 230 907 / 968 803 219 (Uma iniciativa para a promoção do voluntariado junto da população idosa. Um projeto do CLDS 4G GERAÇÃO ATIVA, promovido pela TAIPA em parceria com o Banco Local de Voluntariado.)

:: Proteja-se. Proteja os mais vulneráveis. Ajude a proteger a sua comunidade.

 

Cumpra as recomendações da Direção Geral da Saúde:

  1. Mantenha o distanciamento social (distância de 2 metros, evite aglomerados de pessoas e os cumprimentos com contacto físico);
  2. Lave as mãos com frequência com água e sabão pelo menos durante 20 segundos ou com solução à base de álcool;
  3. Utiliza sempre máscara em espaços fechados; a sua correta utilização é fundamental: certifique-se que a máscara cobre o nariz, a boca e o queixo;
  4. Para proteção de todos, coloque as máscaras inutilizadas no lixo;
  5. Evite tocar na cara (olhos, nariz e boca);
  6. Cumpra a etiqueta respiratória; Se tossir ou espirrar, faça-o para o braço (com o cotovelo fletido);
  7. Lembre-se da utilização única de lenços de papel (deitar no caixote do lixo e lavar as mãos de seguida).

O Município de Odemira continua a acompanhar a evolução da pandemia e tomará as medidas que, a cada momento, se revelarem necessárias para que a autarquia continue a assegurar a prestação de serviços públicos essenciais aos seus cidadãos e para o cumprimento das recomendações das entidades oficiais.

:: Ponto de Situação Local

010_ponto_de_situacao 24-09-2021-01

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