Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

José Alberto Guerreiro

fotos_Prancheta 1O Município de Odemira atribui a Medalha de Honra do Município de Odemira a José Alberto Candeias Guerreiro.

José Alberto Candeias Guerreiro nasceu em Santa Clara-a-Velha, em 30 de novembro de 1963.

Viveu em Odemira a maior parte da sua infância e foi onde fez o ensino primário e estudou até ao 9º ano de escolaridade, na Escola Preparatória Almirante Pessanha (instalações da atual Escola Profissional).

O prosseguimento de estudos obrigou-o a sair de Odemira e manteve-o em Lisboa entre os anos de 1978 a 1988, onde concluiu o ensino secundário e a licenciatura em Informática de Gestão, no ISLA – Instituto Superior de Línguas e Gestão (atual Universidade Europeia).

Após a sua formação académica desempenhou, em 1989 e 1990, funções na Marinha, como Oficial da Reserva Naval – Sub-Tenente, da especialidade de informática, momentos sobre os quais guarda boas memórias.

Desempenhou funções como especialista de software e Project Leader, em Lisboa entre 1988 e 1989. Foi responsável pelo setor de informática e formador do IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, em Lisboa, entre 1989 e 1993, atividade que conciliou com o trabalho na Digital Equipment Corporation (entre 1991 e 1993), onde foi premiado, em 1992, no “Special Recognition Program” da referida empresa. Entre 1994 e 1995 foi consultor de informática e formador da REDITUS.

A procura pelo conhecimento e a vontade de saber mais levou-o a tirar uma segunda licenciatura em Engenharia Civil, no Instituto Superior Técnico (IST), que concluiu em 1994, conciliando os estudos com a sua atividade profissional.

Apesar da sua intensa atividade profissional, em Lisboa, o seu amor e apego ao Concelho, bem como a vontade de lutar pelo desenvolvimento da sua terra e do seu concelho, trouxeram-no de regresso a Odemira, para realização de um estágio, na Câmara Municipal de Odemira, em 1995 subordinado ao tema “ Águas de abastecimento e águas residuais no Concelho de Odemira”.

Este foi o primeiro passo para uma vida de dedicação ao território que o viu nascer e onde sempre quis viver! Em Odemira, foi convidado para ser formador e Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Odemira, no período compreendido entre 1995 e 1997, e referido pelo próprio da seguinte forma: “Foi, para mim, um privilégio ter sido Director Pedagógico da EPO entre 95 e 97, foi uma experiência única e aliciante, num desafio que à data poucos ambicionavam! Afinal, vale a pena acreditar, vale a pena ter iniciativa!”

Foi professor responsável pelo grupo de Informática da Escola Secundária “Dr. Manuel Candeias Gonçalves”, nos anos de 1997 e 1998.

Em janeiro de 1998 iniciou a sua vida autárquica, com funções de Vereador na Câmara Municipal de Odemira, quando o Partido Socialista, liderado por António Camilo, venceu, pela primeira vez, as eleições autárquicas no Concelho de Odemira. Exerceu este cargo entre janeiro de 1998 e outubro de 2009 e também o de Vice-Presidente.

Em 2009, aceitou o desafio de liderar a lista apresentada pelo PS à Câmara Municipal de Odemira, tendo desempenhado o cargo de Presidente da Câmara, liderando o Executivo Municipal, desde outubro de 2009 a outubro de 2021, cumprindo 3 mandatos, num total de 12 anos.

Durante os seus mandatos desempenhou diversos cargos, designadamente Presidente do Conselho Diretivo da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (2013), Presidente do Conselho Executivo da AMGAP – Associação de Municípios Para a Gestão da Água Pública no Alentejo (2015 – 2017), Presidente do Conselho Diretivo da AMAGRA – Associação de Municípios Alentejanos Para a Gestão Regional do Ambiente, Presidente do Conselho de administração da AMBILITAL – Investimentos ambientais no Alentejo, EIM, Vice-Presidente do Conselho Executivo da CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, Vogal do Conselho de Liquidação da Sociedade Polis do Litoral Sudoeste, S.A.

Após 24 anos de dedicação à causa pública, com 3 mandatos como Vereador e 3 mandatos como Presidente, é justo reconhecer no José Alberto Candeias Guerreiro a sua persistência, a sua inteligência, a sua capacidade de gerar consensos, a sua capacidade de liderança, gestão e visão, bem como a tenacidade com que lutou pelo desenvolvimento do Concelho de Odemira, no que à governação local diz respeito, em prol da qualidade de vida dos Odemirenses.

José Alberto Candeias Guerreiro liderou uma equipa que investiu, de forma equilibrada, integrada e estratégica no concelho, aproveitaram-se de forma exemplar os fundos comunitários. Investiu-se em áreas tão diversificadas como o abastecimento de água, o saneamento, o ambiente, as acessibilidades, o desporto, a educação, a cultura, o apoio social, a modernização administrativa, a requalificação e a regeneração urbana, a saúde e a proteção civil.

Odemira teve um Presidente de Câmara que teve nas mãos a difícil tarefa de decidir por muitos e para muitos, sempre na defesa intransigente dos interesses do seu concelho, com um sentido de servidor público e de dedicação à causa pública exemplares, com uma grande capacidade de trabalho e de entrega, próximo da sua terra e das suas gentes.

Temos consciência que os anos do seu último mandato trouxeram-lhe desafios muito difíceis, que agarrou com enorme garra, numa dedicação exclusiva e apaixonada ao seu concelho, ao concelho de todos nós!

Sabemos e queremos acreditar que estes 24 anos, também foram tempos de grande realização pessoal, que marcarão a sua vida e a nossa vida para sempre!

Constitui, assim, um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação que este ilustre Odemirense tem demonstrado ao longo da sua vida, e que prossegue, pelo que o Município de Odemira atribui a Medalha de Honra a José Alberto Candeias Guerreiro, pelo reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho, ao serviço do Alentejo e da comunidade Odemirense.

Odemira, 8 de setembro de 2022