Semana Aberta nas Freguesias da Zona Centro do Concelho

28 Maio 2024

A 9ª edição da iniciativa Semana Aberta nas Freguesias foi dedicada à zona centro do concelho, no âmbito do programa de governação “Odemira 21_25”, que pretende promover uma gestão autárquica mais próxima e participada. Entre os dias 20 e 24 de maio, as atenções incidiram nas Freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria e de São Luís, com várias reuniões e visitas, sublinhado a importância do diálogo e da participação cívica e de perceber as necessidades da população e entidades com intervenção local, com vista à melhoria da qualidade de vida e da dinâmica territorial.

Em Odemira, sede da Freguesia de São Salvador e Santa Maria, foram apresentados projetos estruturais para o concelho: a Antiga Residência de Estudantes (que passou para a esfera municipal e onde serão criadas 36 novas respostas de alojamento com renda acessível, dirigidas a estudantes, profissionais da educação, saúde, segurança e justiça), o CEDI SW – Centro Empresarial Desenvolvimento e Incubação do SW (no antigo Colégio) e os projetos de habitação para o Ferragial da Corredoura (Odemira), São Luís e Boavista dos Pinheiros. Foram visitadas as obras, já em fase de conclusão, da Olaria Municipal, Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão (CACI) da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) e as futuras instalações do Posto de Turismo. O Executivo visitou os serviços públicos de interesse geral – Tribunal, Finanças, IEFP e Serviço Local da Segurança Social, para ponto de situação das necessidades e balanço da afetação de maior número de recursos humanos, face à colaboração e influência por parte do Município. Outro importante momento foi a discussão do Master Plan do Complexo Escolar e Desportivo de Odemira, com a comunidade escolar e entidades desportivas. Nota para reuniões sobre o programa Bairros Digitais Comerciais (cujo projeto piloto será implementado em Odemira), com a Universidade Sénior de Odemira (para balanço dos primeiros meses de nova dinâmica e tutela municipal) e sobre o projeto Global Field 2000m2 (uma parceria municipal com o Project Earth e Jardins do Mira).

Na Freguesia de Boavista dos Pinheiros foi dada especial atenção ao Parque Industrial, para contacto com os empresários e auscultação de preocupações e necessidades, e a varias projetos municipais, tendo sido visitado o espaço onde será criado um corredor verde junto à EN 120, aos futuros espaços de ATL (no antigo Jardim de Infância, proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2021) e da destilaria (a criar em parceria com a ARBUTUS – Associação para a Produção do Medronho).

Na Freguesia de São Luís foi visitada a zona do Jardim Público e do Parque Infantil do Loteamento Municipal, a obra do Centro Escolar e o projeto piloto do novo modelo de ensino aprendizagem no Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo do Castelão. Foi também dinamizada reunião com as várias associações culturais daquela freguesia, na Sociedade Recreativa.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, “Esta semana aberta, como proposta de proximidade ao território, correspondeu, mais uma vez, às expectativas. Além de reuniões descentralizadas, tivemos oportunidade de visitar e discutir projetos transformadores para a educação no nosso concelho". Destacou que “ouvimos também os responsáveis dos serviços de interesse geral em Odemira e do nosso tecido empresarial, um pouco por toda a parte nestas freguesias, tentando, na medida do possível e em cooperação, encontrar respostas para os seus desafios. No plano das infraestruturas, foi com satisfação que constatámos a evolução de várias obras.”

Tal como em anteriores edições e com o objetivo de efetivar a descentralização da ação autárquica, foram promovidos atendimentos ao público pelo Presidente e Vereadores, e realizada uma reunião da Câmara Municipal na Junta de Freguesia de Boavista dos Pinheiros. A Presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, e os Dirigentes da Câmara Municipal acompanharam o executivo na Semana Aberta. A iniciativa terminou com uma reunião com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho para balanço da atividade autárquica, no Parque das Águas.