Praias de Odemira com qualidade e segurança

14 Junho 2024

A época balnear nas praias do concelho de Odemira decorre entre 1 de junho e 30 de setembro. No total das doze praias oficiais de Odemira, onze têm Bandeira Azul e três são praias Zero Poluição. Oito águas balneares foram classificadas com Qualidade de Ouro.

A Bandeira Azul foi atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa às praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara. A associação ambientalista ZERO identificou 3 praias do concelho como Zero Poluição: Almograve, Alteirinhos e a Praia Fluvial de Santa Clara. A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza reconheceu como Qualidade de Ouro as águas balneares do Malhão, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Alteirinhos, Carvalhal e Santa Clara.

Destaque também para as quatro praias Acessíveis (Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal) e duas praias naturistas oficiais (zona mais a norte do Malhão e zona mais sul dos Alteirinhos).

A vigilância das zonas balneares é assegurada pela Guardião – Associação de Nadadores-Salvadores do Concelho de Odemira e pela Seagull Rescue – Associação de Nadadores Salvadores de Grândola.

Para assinalar a abertura da nova época balnear, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, sublinhou que “é importante destacar a qualidade das nossas praias e a segurança que vamos oferecer aos nossos munícipes e a todos aqueles que nos decidirem visitar. Esperamos uma época balnear que valorize as Melhores Praias de Portugal.”