Manuel Maria dos Reis

Manuel Maria dos Reis, ilustre odemirense, natural da freguesia de S. Salvador, nascido em 30 de dezembro de 1925, cidadão de muita sensibilidade e por todos respeitado, Homem Bom, destacou-se pela sua honestidade, coerência e combatividade.
O Homem, o Cidadão, Manuel Maria dos Reis, foi operário alfaiate, bibliotecário da Fundação Gulbenkian, foi membro integrante da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Odemira a seguir à Revolução de abril de 1974 e Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, eleito nas listas da CDU por três mandatos, cujos cargos desempenhou com grande lealdade, zelo, competência, altruísmo e grande dedicação às causas de todos os Odemirenses.
Foi poeta popular e tudo fez para que um sonho antigo se tornasse realidade. Com a sua persistência e a sua força, a que se lhe juntaram dois funcionários da Câmara Municipal já falecidos, o Sr. António Cançado e o Sr. José Silvestre, que também aqui homenageamos, foram dados os primeiros passos na criação da Banda Filarmónica de Odemira, cujas primeiras aulas tiveram o seu início no dia 5 de dezembro de 1989.
Foi com o seu grande empenho, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e das Juntas de Freguesia do Concelho, com donativos e envolvimento da população, que foram comprados os primeiros instrumentos.
Em 1990, um ano depois do início das aulas de música, os Odemirenses puderam ver pela primeira vez a Banda sair à rua, formada por um grupo de miúdos, sob a batuta do maestro Policarpo Godinho. Era a nossa Banda, era o sonho de Manuel Maria dos Reis que se tornava realidade. Seguiram-se momentos altos em que na nossa Vila, nas Freguesias, nas nossas festas, em Lisboa, pelo nosso Alentejo e noutras deslocações pelo País, a música da nossa Banda encheu de alegria e vaidade os corações dos odemirenses, onde quer que estes estivessem para a ver e ouvir.
Odemira foi prestigiada pela ação meritória deste grande Humanista, cujo nome ficará na história deste grande Concelho de Odemira.
Manuel Maria dos Reis é por isso merecedor do galardão atribuído.
Odemira, 25 de abril de 2007