Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Manuel Maria dos Reis

Manuel_Maria_dos_ReisO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito, a título póstumo, ao Sr. Manuel Maria dos Reis, pelo prestígio e ações desenvolvidas em prol da comunidade odemirense, ao longo da sua vida.

Manuel Maria dos Reis, ilustre odemirense, natural da freguesia de S. Salvador, nascido em 30 de dezembro de 1925, cidadão de muita sensibilidade e por todos respeitado, Homem Bom, destacou-se pela sua honestidade, coerência e combatividade.

O Homem, o Cidadão, Manuel Maria dos Reis, foi operário alfaiate, bibliotecário da Fundação Gulbenkian, foi membro integrante da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Odemira a seguir à Revolução de abril de 1974 e Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, eleito nas listas da CDU por três mandatos, cujos cargos desempenhou com grande lealdade, zelo, competência, altruísmo e grande dedicação às causas de todos os Odemirenses.

Foi poeta popular e tudo fez para que um sonho antigo se tornasse realidade. Com a sua persistência e a sua força, a que se lhe juntaram dois funcionários da Câmara Municipal já falecidos, o Sr. António Cançado e o Sr. José Silvestre, que também aqui homenageamos, foram dados os primeiros passos na criação da Banda Filarmónica de Odemira, cujas primeiras aulas tiveram o seu início no dia 5 de dezembro de 1989.

Foi com o seu grande empenho, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e das Juntas de Freguesia do Concelho, com donativos e envolvimento da população, que foram comprados os primeiros instrumentos.

Em 1990, um ano depois do início das aulas de música, os Odemirenses puderam ver pela primeira vez a Banda sair à rua, formada por um grupo de miúdos, sob a batuta do maestro Policarpo Godinho. Era a nossa Banda, era o sonho de Manuel Maria dos Reis que se tornava realidade. Seguiram-se momentos altos em que na nossa Vila, nas Freguesias, nas nossas festas, em Lisboa, pelo nosso Alentejo e noutras deslocações pelo País, a música da nossa Banda encheu de alegria e vaidade os corações dos odemirenses, onde quer que estes estivessem para a ver e ouvir.

Odemira foi prestigiada pela ação meritória deste grande Humanista, cujo nome ficará na história deste grande Concelho de Odemira.

Manuel Maria dos Reis é por isso merecedor do galardão atribuído.

Odemira, 25 de abril de 2007