Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio

Caixa_de_Credito_Agricola_Mutuo_de_Sao_TeotonioO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio, fundada em 1911, tendo comemorado o seu centenário no passado dia 24 de junho de 2011, sempre com a dupla missão de crescimento empresarial e de desenvolvimento local.

Desde 1911 que a Caixa de Crédito Agrícola de São Teotónio tem vindo a implementar uma estratégia de crescimento assente no território, nas suas pessoas e numa atitude de rigor, de profissionalismo e de independência, sendo o seu desempenho reconhecido como um dos fatores de maior preponderância no desenvolvimento económico do concelho de Odemira.

A ideia do “banco local” onde cada financiamento é atribuído mediante o conhecimento mútuo de quem empresta e a quem empresta, a ideia da palavra dada e a ideia da honra em cumprir o acordado, fizeram da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio um dos principais parceiros do desenvolvimento de iniciativas e de projetos, tanto públicos como empresariais que, ao longo de 100 anos, ajudaram a construir o concelho que hoje temos.

Atualmente, o concelho de Odemira e o de Aljezur, detêm uma rede de balcões em diversos aglomerados, facto e obra que se constitui como uma verdadeira rede de proximidade às populações, criando soluções dinâmicas e de maior aprofundamento da proximidade (como é exemplo o recente balcão da Boavista dos Pinheiros e mais de duas dezenas de Caixas Automáticas por todo o território). É, também, geradora de emprego direto qualificado, com mais de quatro dezenas de colaboradores.

As Caixas de Crédito Agrícola locais, constituídas em iniciativa global enquanto Caixa Central, constituem hoje o sexto maior grupo financeiro nacional. Contudo, não é esse posicionamento de poderio financeiro que colocou em causa a génese local das Caixas Agrícolas e muito menos no caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio que, fazendo jus aos seus princípios fundadores, tem sabido partilhar com a comunidade e as instituições locais, de forma gradual e sustentada, a riqueza por si produzida.

Esse meritório posicionamento no território tem sido materializado, para além do apoio à promoção de iniciativas indutoras de novas atividades e criação de emprego, no apoio a iniciativas de índole cultural, educativo, desportivo e social, donde se destacam os donativos para aquisição de equipamentos e para a construção de respostas de apoio à família como creches, lares e centros de dia, a parceria no Festival de Mastros de S. Teotónio, o permanente apoio às iniciativas escolares e, em conjunto com o Município de Odemira, o papel fundamental como fundador da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO) e do Matadouro do Litoral Alentejano, SA, sendo este um projeto estruturante para o concelho de Odemira e para a região.

Face ao exposto, e como um exemplo de empreendedorismo e de promoção do desenvolvimento económico e social do concelho, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Teotónio é merecedora da Medalha Municipal de Mérito.
 
Odemira, 25 de abril de 2012