Maria Bárbara

Empreendedora, persistente e incansável a perseguir as ações e os objetivos a que se propunha, de carácter social ou religioso, o seu nome está ligado à fundação da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense. O seu empenho e persistência foram importantes contributos para o Centro de Dia da Zambujeira ser hoje uma realidade. A Capela e as celebrações religiosas na Zambujeira do Mar tiveram sempre muito do seu tempo e da sua dedicação.
Foi sempre uma Mulher de iniciativas e de realizações, sempre empreendedora com uma disponibilidade e uma força de vontade e empenho imensurável. De modo e trato simples, Maria Bárbara é um nome incontornável da vida cultural e social da Zambujeira do Mar e mas também do concelho de Odemira.
Constitui, assim, um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação que a Maria Bárbara tem demonstrado ao longo da sua vida, na construção de um ideal, sem nunca pedir nada em troca. Maria Bárbara é exemplo para todos de Mérito e Altruísmo, pela excecional relevância da sua dedicação a causas sociais, exemplo de voluntariado e dedicação aos outros.
Pelo reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, nomeadamente em termos sociais, Maria Bárbara é merecedora da Medalha Municipal de Mérito do Município de Odemira.
Odemira, 25 de abril de 2013