Semana Aberta
Promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada é o objectivo das Semanas Abertas nas Freguesias que o Município de Odemira vai implementar periodicamente.
Decorreu entre os dias 21 e 25 de novembro mais uma edição da Semana Aberta nas Freguesias de Colos, Relíquias, São Martinho das Amoreiras e Vale de Santiago, uma iniciativa do Município de Odemira para promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada.
Agora dedicada ao Interior Norte do concelho, esta é a quarta iniciativa do programa Semanas Abertas nas Freguesias, para a promoção da proximidade entre o Presidente da Câmara Municipal, vereadores, dirigentes municipais e o território, desde os seus autarcas, empresas, escolas e instituições culturais, recreativas e desportivas.
As Semanas Abertas nas Freguesias incluem a realização da Reunião de Câmara descentralizada, o atendimento descentralizado do executivo municipal, reuniões temáticas com empresários, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Agrupamento de Escolas, associações e clubes, a visita a obras em curso e investimentos previstos nas freguesias e a promoção do contacto com a população e dinâmicas locais.
A primeira Semana Aberta decorreu nas Freguesias de Santa Clara-a-Velha, Sabóia e Luzianes-Gare, entre os dias 14 e 20 de fevereiro de 2022.
Esta é uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.