Quatro propostas vencedoras no Orçamento Participativo

São quatro as propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) de Odemira de 2016, apresentadas e escolhidas pela população através de voto e que serão implementadas pelo Município, no valor total de  450.000,00€. As propostas vencedoras são “Luzianes Ativa” e “Sabóia Ativa”, na categoria das propostas para freguesias com população inferior a 1.500 habitantes, e “Reabilitando os Espaços” (Vila Nova de Milfontes) e “Centro de Artes e Ofícios - CRIAR (Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, em Odemira), na categoria das propostas para freguesias do litoral ou com população superior a 1.500 habitantes").

Os vencedores foram divulgados no dia 12 de dezembro, na Biblioteca Municipal José Saramago, numa cerimónia incluída nas Comemorações dos 40 Anos de Poder Local Democrático, tendo por base o princípio que a participação pública é uma forma de efetivar a democracia. A cerimónia incluiu também a assinatura de protocolos com as Juntas de Freguesia e com as instituições sociais de apoio a idosos, para apoios monetários extraordinários.

Um total de 2218 cidadãos, com idades a partir dos 16 anos, votou no OP de Odemira, durante os meses de outubro e novembro, em 14 propostas de investimentos públicos, no valor máximo de 125 mil euros cada, até ao montante global de 500 mil euros. Com o objetivo de contribuir para uma coesão territorial, em 2016 foi introduzida a condição de afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1.500 habitantes e 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1.500 habitantes.

Proposta nº 21 » Sabóia Activa (Localização: Sabóia)

A proposta visa criar um local de lazer e diversão junto ao Bairro do Bom Sítio, com a colocação de equipamentos para a prática de exercício físico para crianças e adultos, uma área de convívio com sombra e mesas, incluindo zona de estacionamento.

Proponente: Ângela da Encarnação Martins | Valor: 125.000,00€

Proposta nº 1 » Luzianes Ativa (Localização: Luzianes-Gare)

A proposta visa a construção de um jardim no bairro municipal, que incluirá equipamentos de ginástica e parque infantil, com arranjo da mina de água existente no local e aproveitamento dessa água para rega do espaço.

Proponente: Mónica Isabel da Silva Nobre | Valor: 75.000,00€

Proposta nº 11 » Reabilitando os Espaços (Localização: Vila Nova de Milfontes)

A proposta incide na reabilitação dos espaços públicos existentes na Freguesia de Vila Nova de Milfontes, nomeadamente o Polidesportivo da Praça, o Polidesportivo Arneiro do Gregório, dos balneários do Clube Desportivo Praia de Milfontes e da zona de recreio na escola primária de Vila Nova de Milfontes.

Proponente: Ventura José Crujo Ramalho |Valor: 125.000,00€

Proposta nº  16 » Centro de Artes e Ofícios - CRIAR (Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional)

Pretende o Centro promover o produto artesanal com valor cultural acrescentado, entre a tradição e a inovação, através da realização de eventos, de residências criativas e formação, do desenvolvimento de novos produtos e de parcerias para a valorização do artesanato regional no âmbito do turismo em espaço rural, cultural e etnográfico

Proponente: Inês Isabel Viana | Valor: 125.000,00€