Biblioteca e Escolas promovem a leitura “Abril, Leituras Mil”

A Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, vai desenvolver a 6ª edição do projeto de promoção da leitura “Abril, Leituras Mil”, entre os dias 3 e 29 de abril, em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho. Serão promovidas várias atividades na Biblioteca Municipal e nas escolas, dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, inseridas também nas comemorações “Abril em Odemira”.

Com a iniciativa “Abril, Leituras Mil”, pretende-se assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril). São várias as atividades programadas para a Biblioteca Municipal e abertas ao público em geral. Poderá consultar programa completo das atividades nos Agrupamentos de Escolas aqui: Programa Abril Leituras Mil

Programa “Abril, Leituras Mil” na Biblioteca Municipal José Saramago

6 abr, 14h30, Yoga de Palmo e Meio, por Tiago Jesus
Sessão de yoga com histórias, canções, jogos e brincadeira. Para crianças entre os 6 e os 9 anos, mediante inscrição.

7 abr, 14h00, Contatininhas, por Luís Correia Carmelo
As Contatininhas são adivinhas, trava-línguas, contos cumulativos e de animais. Para crianças a partir dos 3 anos.

10 a 13 abr, 16h30, O Coelhinho vem à Biblioteca
Animação da leitura seguida de atividade de expressão plástica alusiva à Páscoa. Para crianças a partir dos 3 anos.

20 abr a 10 mai, Exposição “Grandes Vidas Portuguesas”
Exposição dedicada às personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história, como José Saramago, Aristides de Sousa Mendes ou Salgueiro Maia. Uma parceria entre a Pato Lógico e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

23 abr, 15h00, Espetáculo “Karingana Reggae”, pelo Bica Teatro, Jardim Sousa Prado
Espetáculo familiar de literatura, poesia e música através da teatralização de histórias, com particular alusão ao 25 de Abril.

27 abr, 10h00, Final do 5º Concurso Concelhio de Leitura Odemira a Ler +
Concurso dirigido aos alunos do concelho dos 3º, 4º, 5º e 6º anos.

29 abr e 6 mai, 15h00, Oficina “Vamos falar de escrita de ficção”, por Fernando Évora
Oficina de escrita de ficção dinamizada pelo escritor Fernando Évora, numa parceria entre o Município de Odemira e a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo. Dirigida a jovens a partir dos 16 anos, mediante inscrição.

29 abr, 15h30, Sessão de contos infantis “Flores de livro - contos, livros e leituras”, por Cláudia Sousa
Sessão dirigida ao público familiar, de contos infantis, com momentos lúdicos através do contacto com a palavra, o livro e a leitura.

29 abr, 17h00, Sessão de contos para bebés “Bichinho Miau”, por Cláudia Sousa
Através de brincadeiras sonoras e visuais, pretende-se criar ambientes de tranquilidade que facilitam o jogo e o brincar entre pais e bebés. Mediante marcação prévia.

04 Abril 2017