Praia da Franquia reabre após intervenção de reposição de areias

A Praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, já reabriu na sua globalidade para utilização balnear, após intervenção de reposição de areias.

A obra de "Transposição de Sedimentos da Foz do Rio Mira para Reforço do Cordão Dunar" é da responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, em coordenação com a APA - Agência Portuguesa do Ambiente. A conclusão está prevista para o final do mês de setembro e inclui o desassoreamento do leito do rio e a reposição de areias nas praias da Franquia e Furnas e a execução de trabalhos complementares na praia da Franquia, como a criação de estruturas de drenagem de águas pluviais e a execução de regeneradores dunares.

A operação prevê a retirada de 130 mil toneladas de areia do leito do rio, até um máximo de 1,5 metros de profundidade abaixo do nível do mar. Cerca de 100 mil toneladas foram colocadas na praia da Franquia e o restante será para a praia das Furnas, na margem sul.

O investimento total, incluindo o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e a elaboração dos projetos, ronda 1,7 milhões de euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR/Fundo de Coesão).

Para além do desassoreamento do principal canal do rio Mira, reforço do cordão dunar e melhoria da qualidade da zona balnear, esta intervenção levará à redução da intensidade das correntes junto às praias e melhoria das condições de navegabilidade no estuário do rio.

03 Agosto 2017