Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Colóquio sobre Viola Campaniça, Cante a Baldão e Despique em Amoreiras-Gare

A aldeia de Amoreiras-Gare, no interior do concelho de Odemira, vai receber, no dia 18 de novembro, o 2º colóquio sobre “Viola Campaniça, Canto a Baldão e Canto a Despique”, com a participação de vários investigadores e especialistas neste património cultural do Baixo Alentejo.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto a Despique e terá lugar no Centro Social de Amoreiras-Gare, a partir das 10.00 horas. A participação não é sujeita a inscrição.

O Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto a Despique é dinamizado pelo consórcio de entidades que junta o Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras. A organização do colóquio conta com os apoios do INATEL e Grupo Desportivo Amoreirense.

Durante a manhã serão debatidos temas relacionados com a Viola Campaniça (passado, presente e futuro), com intervenções de José Alberto Sardinha (etnomusicólogo), José Abreu (professor e tocador de viola campaniça), Pedro Mestre (músico, tocador e dinamizador da viola campaniça) e Daniel Luz (construtor de viola campaniça), com moderação de Francisco Lourenço Teixeira. Será também apresentado o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso.

Para a tarde está reservado debate sobre o Cante a Baldão e ao Despique (a sua história, evolução, diferenças e futuro), com a participação de Maria José Barriga (investigadora e doutorada no domínio da Psicologia e Ensino da Música na Universidade Nova de Lisboa), José Francisco Colaço Guerreiro (representante da CORTIÇOL – Cooperativa de Informação e Cultura), Antero Silva (dinamizar da cultura popular da região) e Manuel Graça (cantador a baldão e despique e poeta popular), com moderação de Hélder Guerreiro.

O colóquio terá como momentos culturais a atuação de tocadores de viola campaniça da localidade e cante a baldão (por todos os cantadores que queiram participar, acompanhados à viola campaniça por Carlos Loução).

Programa

08 Novembro 2017