Jornadas Escolares juntam 1000 alunos em S.Teotónio

Assembleia das Crianças, Assembleia Municipal Jovem, ciências, desporto e cultura são os ingredientes das Jornadas Escolares de Odemira, que irão decorrer em S. Teotónio, no Parque de Feiras e Exposições, entre os dias 1 e 4 de abril, mobilizando cerca de 1000 alunos das várias escolas do concelho. “Empreendedorismo” é o tema deste ano e o objetivo é desafiar os alunos a apresentar propostas para o concelho, promover o convívio e a partilha de experiências. A iniciativa é do Município, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

O dia 1 de abril será dedicado ao ensino pré-escolar e 1.º ciclo. Pelas 10.00 horas, será promovida a Assembleia das Crianças, com a participação de alunos representantes de todas as escolas do concelho e que irão debater e apresentar temas relacionados com o “Empreendedorismo”. O objetivo é incentivar as crianças para a participação pública e intervenção na comunidade. Durante a tarde, os mais novos serão convidados a participar em atividades desportivas, de educação ambiental e sobre o tema das Jornadas.

Entre os dias 2 e 4 de abril, as Jornadas serão dedicadas aos alunos do 2º e 3 º ciclo e do ensino secundário. O dia 2 de abril será dedicado às Ciências Experimentais e Território, com atividades desenvolvidas pelo Zoomarine, Associação Buinho, Centro de Ciência Viva de Lagos, Teckies (robótica), Associação PédeXumbo e de educação ambiental.

O Desporto preencherá o terceiro dia das Jornadas, dia 3 de abril, com destaque para o Andebol e Orientação. Haverá atividades de Boccia (organizado pela APCO – associação de Paralisia Cerebral de odemira), parede de escalada, slide, circuito BTT e tiro com arco. Pelas 21.00 horas, será apresentado o documentário “Quem se importa”, que acompanha a vida de 19 empreendedores sociais e seus projetos ao redor do mundo e mostra como pequenas atitudes podem mudar a vida de uma ou mais pessoas. Haverá depois debate, moderado por Helder Guerreiro.

No último dia, quinta-feira, dia 4 de abril, o tema será Cidadania e Participação. Pelas 10.00 horas, decorrerá a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira. Vários grupos de jovens, em representação das escolas do concelho (2º e 3º ciclo, secundário e profissional), apresentarão aos deputados municipais propostas concretas para o território, relacionadas com o tema “Empreendedorismo”. As Jornadas Escolares de 2019 terminarão com um Concurso de Talentos, a partir das 14.00 horas, onde os alunos mostrarão os seus dotes artísticos.

Durante as Jornadas Escolares estará patente uma Exposição da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município de Odemira integra.

» Programa

27 Março 2019