Odemira abre época balnear com 12 bandeiras azuis, 6 qualidade ouro, 5 acessíveis e 2 naturistas

O concelho de Odemira abre oficialmente a época balnear no dia 15 de junho, com doze Bandeiras Azuis, seis praias com Bandeira de Qualidade Ouro, cinco Praias Acessíveis e duas Praias Naturistas, a maior qualificação e diversidade de sempre. Além de três novas praias com Bandeira Azul, outras novidades na presente época balnear em Odemira incidem numa nova Praia Naturista e a preparação de outra onde a presença do melhor amigo do homem é autorizada (processo ainda em curso).

Em 2019, doze praias do concelho de Odemira recebem a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias do Malhão, Malhão Sul, Franquia e Farol (em Vila Nova de Milfontes), Furnas Rio, Furnas Mar e Almograve e Almograve Sul (na freguesia de Longueira/Almograve), Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (freguesia de S. Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha irão hastear a Bandeira Azul.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltou a atribuir a bandeira de Qualidade de Ouro a seis praias de Odemira: Malhão, Franquia, Furnas Rio, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal. Esta distinção é atribuída a todas as praias que tenham qualidade “Excelente” nos últimos 4 anos.

Praia Acessível é outra importante classificação atribuída às praias da Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal. O galardão “Praia Acessível – Praia para Todos” pretende dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o seu uso universal e resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal.

Duas praias naturistas
Para os adeptos do naturismo, existem duas praias classificadas oficialmente no concelho de Odemira. Desde 2019 a praia do Malhão Norte é também oficialmente uma praia naturista, tal como Alteirinhos Sul, assim classificada desde 2008.

Zona balnear oficial para cães
Para a época balnear de 2019, a Câmara Municipal de Odemira deliberou a aprovação de uma zona de uso balnear canino, na zona mais a sul da Praia do Malhão, encontrando-se este processo ainda em fase de desenvolvimento, junto das diversas entidades. Neste espaço os animais devem estar com trela e/ou açaime e os dejetos devem ser obrigatoriamente recolhidos e depositados em local apropriado disponibilizado para o efeito. À exceção desta zona, em todas as praias do concelho é proibida a circulação e permanência de cães que não sejam animais de assistência, conforme consta dos respetivos editais de praia.

12 Junho 2019