Município de Odemira apoia educação em mais de 2,5 milhões de euros

Com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar e para construir um território educativo de qualidade, o Município de Odemira prevê investir mais de 2,5 milhões de euros no ano letivo de 2019/2020, em transportes escolares, ação social, atividades de apoio à família, refeições, bolsas de estudo, cadernos de exercícios e livros de fichas e projetos de promoção do sucesso escolar.

No âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo e inserido no Projeto de Desenvolvimento Sociocomunitário de Educação, o Município implementa na comunidade educativa diversas ações, considerando um investimento para o desenvolvimento socioeconómico do território. Muitas dessas ações e projetos vão muito além das estritas competências dos municípios previstas na Lei.

No ano letivo 2019/2020, no âmbito das suas competências e de projetos de apoio à educação, o Município de Odemira prevê investir um total de 2.555.792,00€, valor distribuído em ações no âmbito do projeto de Promoção do Sucesso Escolar, alvo de financiamento através do Alentejo 2020 / Fundo Social Europeu (520 mil euros), transportes escolares através de protolocos com as Freguesias e a Rodoviário do Alentejo (778 mil euros), refeições escolares (506 mil euros), atividades de apoio à família (362,292 mil euros), protocolos com os cinco Agrupamentos de Escolas para visitas de estudo, material pedagógico e TIC (120 mil euros), atribuição de bolsas de estudo e de mérito (105 mil euros), protocolado com a Escola de Artes do Alentejo Litoral para promoção do ensino articulado de música na Escola Damião de Odemira e na EB 2, 3 de Colos (35 mil euros), oferta dos cadernos de atividades e livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico (20 mil euros), Ação Social Escolar (5 mil euros para material escolar), promoção das Ciências Experimentais e Território (30 mil euros), 29 mobilidades para fins de aprendizagem de pessoal docente e não docente ao abrigo do projeto Aprender Juntos com Erasmus + II (51,5 mil euros), desenvolvimento do projeto de educação emocional nos ensino pré-escolar e 1º e 2º ciclo (20 mil euros) e rastreio de daltonismo (3 mil euros).

INVESTIMENTOS DE 3,25 MILHÕES DE EUROS NAS ESCOLAS DE S. LUÍS E S.TEOTÓNIO
Está em conclusão a construção do novo Centro de Escolar de S. Teotónio, uma obra a cargo da empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A., num investimento de 1.766.290,00€ (IVA incluído). O novo edifício do 1º ciclo foi construído no recinto da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa. Paralelemente, no presente mês de outubro, o Município adjudicou a empreitada de Ampliação do Centro Escolar do 1º Ciclo de S. Luís à empresa Inoutbuild – Arquitetura, Engenharia e Construção, Lda, uma obra no valor de 1.483.435,54 € (IVA incluído).

OFERTA DE LIVROS DE COLORIR COM AS MASCOTES CEGONHA, JAVALI BOLOTA E LONTRA ÁGUA MIRA
Com o objetivo de dar a conhecer as mascotes Cegonha, Javali (o “Bolota”) e Lontra (a “Água Mira”) que são a imagem de algumas das atividades do programa Odemira Território Educativo, foram distribuídos livros de colorir pelas crianças dos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, com desenhos das mascotes em diferentes cenários. Esta é uma oportunidade de fomentar a criatividade e a criação de laços entre estas crianças e as mascotes que já estão presentes em algumas das atividades do seu dia-a-dia. Foi lançado o desafio a estas crianças para darem um nome à recém chegada Cegonha. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Odemira e cofinanciada pelo Alentejo 2020, no âmbito do projeto de promoção do Sucesso Escolar.

21 Outubro 2019