Odemira celebra Dia das Cidades Educadoras

Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira vai celebrar o Dia Internacional das Cidade Educadoras, assinalado a 30 de novembro, com uma ação de contacto com a população e reflexão, sob o lema “Escutar a cidade para a transformar”, em parceria com as Juntas de Freguesia das sedes de agrupamento dos cinco territórios educativos – Colos, Odemira, Saboia, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes. A iniciativa insere-se no âmbito do programa OdeTe – Odemira Território Educativo.

Pretende-se envolver a comunidade educativa, as associações, entidades locais e público em geral com a realização de duas atividades distintas: O Sofá da Escuta e A Árvore dos Desejos, onde todos são convidados a manifestar as suas preocupações e desejos para construir um melhor território educativo no concelho de Odemira.

A Árvore dos Desejos irá passar pelas vilas de Odemira, Colos, Sabóia, S.Teotónio e Vila Nova de Milfontes entre os dias 28, 29 e 30 de novembro.
No dia 29 de novembro, pelas 10.45 horas, a Bandeira das Cidades Educadoras vai ser hasteada no edifício dos Paços do Concelho de Odemira.
No dia 29 de novembro, o Sofá da Escuta estará no Jardim Sousa Prado, Odemira (entre as 9.00 e as 11.00 horas), no Largo Eira da Lagoa em Colos (10.00/12.00 horas) e na Rua Gago Coutinho em Sabóia (16.00/18.00 horas). No dia seguinte, sábado, a ação será realizada no Mercado de S.Teotónio (9.30/11.30 horas) e na Rua António Mantas em Vila Nova de Milfontes (10.00/12.00 horas).
A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por 77 municípios, que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras e que assinaram a Carta das Cidades Educadoras, que constitui um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros. As cidades educadoras trabalham para que a educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais.

Odemira integra a Comissão de Coordenação da Rede Portuguesa, juntamente com os Municípios de Almada, Lagoa, Lisboa, Loulé, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão.

27 Novembro 2019