Apresentação das propostas vencedoras do Orçamento Participativo Municipal no dia 16 de dezembro

No próximo dia 16 de dezembro, pelas 19.00 horas, vão ser apresentadas as propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) do Município de Odemira de 2019, numa cerimónia a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aberta a toda a população. As propostas mais votadas serão incluídas no Orçamento Municipal de 2020, até ao montante global de 500 mil euros.

A votação decorreu durante todo o mês de novembro, tendo sido registados 6085 votos no total das 48 de propostas apresentadas pela população para o Orçamento Participativo de Odemira, sendo 17 referentes ao OP Municipal e 31 propostas para o OP das Freguesias. Das 17 propostas ao OP Municipal, 13 são de natureza material e quatro são de natureza imaterial. As propostas vão desde requalificações de espaços públicos, energias renováveis, equipamento de emergência médica ou divulgação do património cultural e natural.

As propostas vencedoras nos processos de OP das Freguesias serão apresentadas nos respetivos territórios, pelas Juntas de Freguesia.

O OP Municipal tem o valor global de 500 mil euros, dividido em 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1500 habitantes e os restantes 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes. As propostas de natureza material têm o valor máximo de 125 mil euros cada e as propostas imateriais de 62,5 mil euros. O OP das Freguesias e cada uma das propostas tem o valor máximo de 10 mil euros por freguesia.

O objetivo do OP é reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação de projetos ou propostas de investimentos que visem a melhoria da vivência coletiva no concelho de Odemira.

09 Dezembro 2019