Ações de sensibilização sobre limpeza de terrenos no concelho de Odemira

Está a decorrer no concelho de Odemira uma campanha de sensibilização, com várias ações em feiras e mercados, para a limpeza dos terrenos confinantes ao edificado, dando assim cumprimento à legislação em vigor e apelando aos proprietários para esta prática preventiva.

Estas ações de sensibilização envolvem a parceria entre o Município de Odemira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Equipa de Sapadores Florestais, a GNR/SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e GNR/GIPS – Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, Bombeiros Voluntários de Odemira e Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes.

As ações de sensibilização incidem sobre as regras para a limpeza das faixas de gestão de combustíveis, previstas na legislação, e estão a ser implementadas em várias feiras e mercados do concelho de Odemira. Desde o início de fevereiro e até ao final de março, serão promovidas 15 ações nas várias freguesias.

As próximas ações decorrerão nos mercados mensais de Amoreiras-Gare (29 de fevereiro), Longueira (1 de março), S. Teotónio (2 de março), Luzianes-Gare (4 de março), Pereiras-Gare (5 de março), Sabóia (7 de março), Troviscais (8 de março), S. Martinho das Amoreiras (12 de março) e Brunheiras (14 de março). A ação de sensibilização já foi dinamizada em Boavista dos Pinheiros, Santa Clara-a-Velha, Odemira, S. Luís Corte Malhão e Bicos.

Com o objectivo de proteger e salvaguardar o património construído em situação de incêndios florestais, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edificações (habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos), são obrigados a proceder à gestão de combustível, numa faixa de 50 metros à volta das edificações / instalações.

24 Fevereiro 2020