Município de Odemira promove Encontro Anual de Educação online

O Encontro Anual de Educação, promovido pelo Município de Odemira no âmbito do programa OdeTE - Odemira Território Educativo, está agendado para o dia 10 de outubro, a partir das 9.30 horas, com o tema "UM (NOVO) FUTURO PARA A EDUCAÇÃO EM ODEMIRA". Devido à situação de pandemia, o encontro será online. A iniciativa é dirigida à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e todos os profissionais da área da educação.

A “(NOVAS) LIDERANÇAS EDUCATIVAS EM TEMPOS DE CRISE” é o tema do primeiro painel, que terá moderação de Deolinda Seno Luís, Vereadora pelouro da Educação da Câmara Municipal de Odemira. O painel contará com as intervenções de Rui Marques (Govint / Instituto Padre António Vieira), José Morgado (Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Universidade de Lisboa), Filinto Lima (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Sara Letras (Delegada Saúde da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano) e Pedro Caria (Diretor Agrupamento de Escolas de Colos).

Para o período da tarde, está programado o painel dedicado a “(NOVAS) TECNOLOGIAS & ENSINO/ APRENDIZAGEM @ DISTÂNCIA”, com moderação de Renata Nunes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sabóia. Os conferencistas serão João Filipe Matos (Instituto de Educação / Universidade de Lisboa), Marco Bento (investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho), Rómulo Neves (docente do ensino básico e secundário, professor na Universidade Fernando Pessoa) e Teresa Pombo (Mestre na área das Tecnologias Educativas, docente no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, formadora de formadores/Plano Nacional de Leitura).

O terceiro painel terá como tema “(NOVAS) RESPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA UM (NOVO) FUTURO”, moderado por Sofia Ramalho, Vice-presidente Ordem dos Psicólogos. Contará com intervenções de Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa), Ariana Cosme (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto) e José Verdasca (Programa Nacional de Promoção Escolar).

“(NOVAS) FAMÍLIAS & DESAFIOS” será o tema do último painel, com início marcado para as 17.45 horas com moderação de Telma Guerreiro, Deputada na Assembleia da República / Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Terá como palestrantes Jorge Ascenção (Confederação Nacional das Associações de Pais) e Lina Jacinto (Membro da Associação de pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes).

Esta iniciativa decorre do programa municipal ODETE – Odemira Território Educativo, cujo objetivo é afirmar Odemira como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população, bem como à definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às características do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória para aceso às conferências online. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 5 de outubro, através do portal www.odemiraterritorioeducativo.cm-odemira.pt

18 Setembro 2020