Orçamento Participativo de Odemira: cinco propostas vencedoras dedicadas ao ambiente e alterações climáticas

São cinco as propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) do Município de Odemira de 2020, dedicadas ao “Ambiente e Alterações Climáticas”, escolhidas pela população através de voto, no valor total de 300 mil euros. As propostas vencedoras são “Percurso Interpretativo na Zona da Ponte Salvador, Corte Malhão” (Freguesia de S. Martinho das Amoreiras), “Energia Limpa na Freguesia” (Vila Nova de Milfontes), “Comunidade de Energia do Município de Odemira” (Freguesia de S. Luís), “Fontes Vivas ” (proposta transversal a todas as freguesias) e “Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais – Guardar Património dos Nossos Antepassados” (proposta transversal).

A população votou em 42 propostas de investimentos públicos, sendo 13 referentes ao OP Municipal e 29 propostas referentes aos processos das Freguesias. As propostas vencedoras do OP Municipal foram conhecidas no dia 14 de dezembro, em cerimónia que decorreu no Cineteatro Camacho Costa e transmitida em direto nas redes sociais. Os resultados dos OP das Freguesias serão divulgados pelas respetivas Juntas de Freguesia.

As cinco propostas vencedoras serão implementadas pelo Município de Odemira no montante global de 300 mil euros. No OP das Freguesias o montante global foi de 130 mil euros (10 mil euros por freguesia).

A 10ª edição do OP de Odemira ficou marcada pelas novidades introduzidas no processo: decorreu pela primeira vez em formato totalmente desmaterializado e foi dedicado em exclusivo ao tema “Ambiente e Alterações Climáticas”.

Dinamizado desde 2011, o OP integra o programa municipal “Odemira Participa” , que tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.

PROPOSTAS VENCEDORAS OP MUNICÍPIO DE ODEMIRA 2020

Proposta 12: Percurso Interpretativo na Zona da Ponte Salvador, Corte Malhão
Freguesia: S. Martinho das Amoreiras | Proponente: Raquel Guerreiro | Valor: 75.000,00€ | 195 votos
Criação de percurso pedestre junto à Ponte de Salvador e da albufeira de Santa Clara, com espaço de merendas, zonas de estar e de educação ambiental, com a particularidade de criar roteiros acessíveis a todos.

Proposta 1: Energia Limpa na Freguesia
Freguesia: Vila Nova de Milfontes | Proponente: Ventura Ramalho | Valor: 75.000,00€ | 149 votos
Montagem de painéis fotovoltaicos nos edifícios das várias Associações da Freguesia com o intuito de minimizar o consumo de energia e baixar os encargos mensais da energia consumida.

Proposta 3: Comunidade de Energia do Município de Odemira
Freguesia: S. Luís | Proponente: Sergio Maraschin | Valor: 75.000,00€ | 111 votos
Prover de energia elétrica para as Escolas Básicas de 1.º Ciclo, Jardins de Infância e edifícios através da instalação de uma unidade geradora fotovoltaica com potência de 120 kW em terreno municipal na aldeia de S.Luís.

Proposta 11: Fontes Vivas
Proposta transversal | Proponente: José Ricardo Vaz | Valor: 25.000,00€ | 77 votos
Levantamento de todas as fontes e minas tradicionais, descrição do seu estado, importância histórica e relevância para as comunidades, sua requalificação e avaliação da qualidade da água.

Proposta 6: Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais "Guardar Património dos Nossos Antepassados"
Proposta transversal | Proponente: Cristina Mira Santos Valor: 50.000,00€ | 37 votos
Investigar, preservar, distribuir e divulgar as relevantes e vitais variedades autóctones - hortícolas e frutícolas - existentes no concelho de Odemira, através da organização de uma Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais.

16 Dezembro 2020