Município de Odemira promove Ciclo de Formação Certificada em Desporto

O Município de Odemira está a promover durante o ano de 2021 um ciclo de formação online no âmbito do Desporto, certificada e dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e diretores técnicos do concelho, com o objectivo de proporcionar o acesso a formação diversificada e qualificar a base associativa e técnica.

O ciclo de formação é dinamizado através de videoconferências incidirá sobre os seguintes temas: “Nutrição Desportiva” (4 e 5 de fevereiro), “Saúde Mental no Desporto” (4 e 5 de março), “Desporto Escolar e articulação com o Desporto Federado” (6 e 7 de maio), “Planificação e organização de um clube desportivo” (1 e 2 de julho), “Desafio na monitorização de carga de treino em desportos de resistência” (2 e 3 de setembro), “Técnicas de comunicação e coaching para treinadores” (4 e 5 de novembro) e uma preleção final sobre “Arbitragem” (3 de dezembro). Todas as acções decorrerão entre as 20.00 e as 22.00 horas.

As formações são certificadas pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, permitindo a atribuição de créditos para a renovação das Cédulas Desportivas dos participantes. A participação será gratuita (para residentes no concelho de Odemira) e as inscrições serão efectuadas online. Para mais informações contactar o Sector de Desporto do Município de Odemira através dos números 925 403 638 e 962 377 450 ou do e-mail desporto@cm-odemira.pt

O segundo momento deste Ciclo de Formações Desportivas é dedicado à temática da Saúde Mental no Desporto, e acontece já nos dias 4 e 5 de março. A sessão de abertura será feita por Telma Guerreiro, Deputada na Assembleia da República e coordenadora do Grupo de Trabalho para a Saúde Mental. A formação conta com intervenções de Diana Jorge, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, e especializada em Psicologia do Desporto, que irá abordar o tema “Tratamento e prevenção do burnout desportivo”, e Jorge Silvério, Doutorado em Psicologia do Desporto e Embaixador para a Ética do Desporto no âmbito do Plano Nacional para a Ética do Desporto promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, que irá falar sobre “Pandemia, Desporto, e Saúde Mental: orientações para a intervenção”.

Inscrições gratuitas para residentes no concelho de Odemira. Para inscritos de fora do concelho o valor é de 35,00€

As inscrições poedrão ser feitas atavés dos links abaixo:

Link para residentes no concelho de Odemirahttps://forms.gle/q2BPaSmeHTQXDRp47

Link para inscrições de pessoas fora do Município de Odemira: https://forms.gle/uZJzew2k2vB3HMNZA

A iniciativa é da responsabilidade do Município de Odemira, no âmbito do plano de actividades na área desportiva e enquanto Município Amigo do Desporto e membro Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

12 Janeiro 2021