Centro de Testagem à Covid-19 em Odemira aberto à população

Está a decorrer a operação de testagem à Covid-19 no concelho de Odemira que foi alargada a toda a população e empresas. Os testes serão realizados, de forma gratuita, por marcação prévia, no Centro de Testagem instalado no piso 0 do edifício do Mercado Municipal, em Odemira.

Até ao próximo dia 23 de abril, o Centro de Testagem estará em funcionará entre as 9h00 / 18h00, à excepção do fim-de-semana.

Todos os interessados, entre população residente e actividades económicas (comércio, serviços, industria, entre outros) devem efectuar a sua prévia marcação para realização do teste à Covid-19, preferencialmente através do site app.testescovidcvp.pt, caso não tenha acesso à internet poderá fazer o agendamento junto da Proteção Civil de Odemira, através do contacto 283 320 900.

Pelo facto de Odemira se incluir, nesta fase, no grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, está a decorrer no concelho uma acção de testagem alargada, através de centros fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível. A operação de testagem teve início no dia 5 de abril e numa primeira fase decorreu nas empresas de atividade agrícola, tendo sido realizados cerca de cinco mil testes a cidadãos nacionais e migrantes.

A testagem irá abranger também os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e de gestão de resíduos, de transportes e de protecção civil.

A operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Administração Regional de Saúde do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa e de associações e entidades locais e regionais.

FAQ'S
  1. Estou em confinamento, posso ir fazer o teste no vosso centro de testes? Não.
  2. Posso fazer o teste nesta semana e repetir semanalmente? Pode, mas só deve fazer o teste quem acha que está demasiado exposto ao risco, para evitar desperdício de testes. Fica no bom senso de cada pessoa.
  3. Sou residente fora do concelho de Odemira, posso marcar para fazer o teste no Centro de Testagem de Odemira? Só se trabalhar no concelho de Odemira.
  4. A empresa tem sede no concelho mas os colaboradores residem noutro concelho, poderá a empresa marcar os testes para estas? Sim.
  5. Tenho uma empresa, posso ligar e no Município de Odemira fazem a marcação dos meus 30 empregados? Não. O Município de Odemira só marca testes para quem não tem acesso à internet.
  6. Estive em contacto com o meu filho infetado (ou outra pessoa) e tenho teste marcado no SNS, mas como demora, posso ir fazer o teste no centro de testes gratuitos no Mercado Municipal? Não.
  7. Estive em contacto com um infetado na minha empresa e até à data ainda não me contactaram, posso ir o teste no vosso centro de testes? Deverá contactar a Autoridade de Saúde a questionar se faz teste rápido ou se vai fazer o teste PCR no Centro de Saúde.
  8. Vou viajar e quero saber se o teste que fazem dá origem a um certificado com o resultado do teste e serve para comprovar que tenho teste negativo? Depende do país para onde vai.
  9. Tenho exames para fazer e quero saber se este resultado é válido para apresentar como válido para ir fazer os exames? Terá que questionar à entidade onde vai realizar os exames.
  10. Quanto tempo demora o resultado dos testes? 15 minutos.
  11. Depois do teste, o munícipe tem acesso a um relatório? E este é válido em unidades hospitalares? Sim, tem. Poderá apresentar, mas a maioria dos hospitais exige teste PCR, terá que questionar ao hospital de aceitam testes rápidos.
  12. É possível alterar a marcação? Como? Só pode desmarcar a pessoa que efectuou a marcação e apenas no próprio dia da marcação do teste. Poderá agendar um novo.
11 Abril 2021