Odemira dinamiza Turismo Náutico no Rio Mira

A cerimónia pública de certificação da Estação Náutica de Odemira decorreu no dia 2 de julho, no Cais da Fateixa, em Vila Nova de Milfontes, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e de António José Correia, em representação da entidade certificadora (a Fórum Oceano) e coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal.

Nota também para a presença de Vitor Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, bem como de Joana Pratas, velejadora olímpica e embaixadora das Estações Náuticas.

A cerimónia terminou com a entrega de diploma de certificação, o descerrar da placa da Estação Náutica de Odemira e o hastear das bandeiras oficiais. Durante a tarde a Secretária de Estado foi convidada para um passeio de barco pelo Rio Mira, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal.

A Estação Náutica de Odemira abrange três pólos no curso do rio Mira – Pólo Náutico de Vila Nova de Milfontes, Pólo Náutico de Odemira e Pólo Náutico da Albufeira de Santa Clara – e constitui uma rede de oferta turística náutica e complementar de qualidade, organizada a partir da valorização dos recursos náuticos existentes no território. Tem como missão organizar, divulgar e disponibilizar aos visitantes e munícipes uma oferta integrada e diversificada de actividades náuticas e de outros eventos e experiências complementares, mas também de alojamento, restauração, animação e serviços.

A Estação Náutica de Odemira é coordenada pelo Município e tem como parceiros regionais a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. A nível local envolve cerca de 60 parceiros locais ligados às actividades náuticas e ao turismo em geral.

A Rede das Estações Náuticas de Portugal conta com 26 Estações Náuticas certificadas. Este projecto de dinamização da fileira do turismo náutico, Portugal Náutico, é desenvolvido Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, com o apoio de diversas organizações nacionais.

06 Julho 2021