Município de Odemira lança plataforma pedagógica para pré-escolar e 1º ciclo

A plataforma digital de aprendizagem “Odete Educa” é o novo projeto do Município de Odemira direcionado para a comunidade local do ensino pré-escolar e 1º ciclo, com o objectivo de introduzir o mundo digital nas escolas e promover a igualdade de acesso a uma educação de qualidade.

Trata-se de um software educativo que irá permitir um salto qualitativo no ensino básico, no âmbito do programa municipal OdeTe – Odemira Território Educativo, num investimento de 30.000 mil. É dirigido aos alunos, educadores, professores e encarregados de educação, para introdução de novas dinâmicas na sala de aula, mas também em contexto familiar, e promove conhecimentos, competências e valores e ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade.

A plataforma está concebida para potenciar a aprendizagem, a cooperação e partilha, e será acedida a partir de telemóvel, tablet ou computador. Este novo software já esta disponível e a ser utilizado por um grupo de 30 professores, em fase de testes, e deverá em entrar em total funcionamento a partir de Setembro, no início do próximo ano lectivo.

Podem ser exploradas, através de conteúdos dinâmicos e interactivos, as várias disciplinas escolares, diversos temas no âmbito da Educação para a Cidadania (Educação Ambiental, Sustentabilidade, Educação para a Saúde, Segurança Rodoviária, Igualdade de Género, a Floresta e o Oceano) e sobre o território de Odemira, permitindo a territorialização do currículo com a exploração de pontos de interesse alusivos ao património cultural e natural local. Há ainda o Mural, uma rede social e comunitária para partilha entre a turma a escola ou agrupamento, e a possibilidade de participar em desafios nacionais.

Este projecto vem complementar a oferta educativa no seguimento da aquisição dos 500 computadores e portáteis e 280 routers, um investimento no valor de 270 mil euros, com financiamento do Alentejo 2020 / Fundo Social Europeu.

02 Julho 2021