Secretária de Estado para a Integração e as Migrações visita concelho de Odemira

A Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, dedicou o dia 12 de novembro a Odemira, acompanhada pelo Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.

Durante a tarde decorreu uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, onde participaram também o Vice-presidente Ricardo Cardoso e as vereadoras Raquel Silva e Isabel Raposo. A Secretária de Estado enalteceu as boas práticas de Odemira no âmbito da integração e que devem ser replicadas noutros territórios, agradecendo o trabalho do Município, que tem sido de cooperação e de articulação com a sociedade civil, perante o desafio resultante do fluxo de trabalhadores temporários e do aumento da população imigrante residente. Neste contexto, as grandes preocupações transmitidas pelo autarca prendem-se com a falta de recursos humanos nos serviços públicos e de resposta de habitação.

A governante esteve presente na inauguração do GIP Imigrante – Gabinete de Inserção Profissional para Imigrantes, uma resposta específica do Instituto de Emprego e Formação Profissional, dinamizado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, da Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, Graça Nunes, e da Presidente da Direção da TAIPA, Dora Guerreiro.

S.Teotónio esteve também na agenda da Secretária de Estado, onde inaugurou a sede do CLAIM – Centro Local para a Integração de Migrantes, um serviço de acolhimento, informação e apoio descentralizado aos imigrantes, suportado por um consórcio público-privado que reúne o Município, a TAIPA (a entidade promotora e executora), várias empresas e Juntas de Freguesia. Estiveram presentes a Deputada à Assembleia da República Telma Guerreiro, o Presidente da Câmara Municipal, representantes de várias empresas, os Presidentes das Juntas de Freguesia de S.Teotónio e de Vila Nova de Milfontes e a Direção da TAIPA.

Decorreu depois uma reunião com a direção da TAIPA, para ponto de situação das ações no âmbito do acolhimento e integração de migrantes.
A fechar o programa, Cláudia Pereira acompanhou, até ao final, o espectáculo “Bowing”, promovido no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G 2020/2022 e financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração.

16 Novembro 2021