Município de Odemira leva as artes performativas às escolas com o projeto Miragem!

O MIRAGEM!, projeto educativo do Município de Odemira no domínio das Artes do Espetáculo, retomou a programação e deu início à 7ª edição, que oferecerá espetáculos e performances aos alunos do concelho, em contexto de sala de aula ou fora da escola, até ao final do presente ano letivo.

Com o projeto MIRAGEM!, lançado no ano letivo de 2014/2015, no âmbito do programa Odemira Território Educativo, o Município pretende aproximar as crianças do concelho ao mundo das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música. A programação e acompanhamento pedagógico do programa é da responsabilidade da coreógrafa Madalena Victorino.

O MIRAGEM! pretende ser “um contributo que, integrando a componente artística da educação, se foca na transformação social e humanista, no bem-estar individual e coletivo da população escolar e das suas famílias, na capacidade crescente de analisar, de apreciar e criticar, de imaginar e de criar que cada aluno possui individualmente.”

Entre os dias 25 e 29 de outubro foram apresentados aos alunos de 2º, 3º ciclo e ensino secundário, dois espetáculos distintos: o espetáculo “NÃO – teatro que dá que pensar”, foi apresentado a 311 alunos, baseado na obra “Paz Traz Paz” de Afonso Cruz, transmitiu a importância de dizer ‘não’, sendo “uma palavra muito pequena, quase não se vê, mas tem o poder dos mais belos atos heróicos”; a palestra performativa “Take a Stand” foi apresentada a 351 alunos em várias sessões participativas, para reflexão sobre as alterações climáticas, debruçando-se “sobre a ciência atual neste tema e também sobre um futuro que, mantendo-se o ‘business as usual’, se estima como potencialmente insustentável à vida humana.” Na semana de 2 a 5 de novembro, foi a vez de 224 alunos do 1ºciclo receberem a peça “INUIT – um povo com vários povos”, uma experiência teatral que tratou o tema dos diferentes povos em torno do Mundo, as diferentes formas e costumes com que habitam.

Além destes três espetáculos, esta será a programação a apresentar nas escolas ao longo do ano letivo:
ARQUEOLOGIA SENTIMENTAL - acontecimento teatral sobre o desenterrar histórias
INUIT EM OFICINA - Uma casa para cada neve