Reabilitação Urbana de São Teotónio

A proposta municipal para a Reabilitação Urbana de São Teotónio foi apresentada no dia 11 de dezembro, na Sociedade Recreativa S. Teotoniense, dando assim conta de um projeto que pretende marcar uma nova fase na vivência desta vila histórica, cuja identidade remonta ao século XVI.

A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, dos Vereadores Raquel Vicente e Silva, Pedro Ramos e Isabel Palma Raposo, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Dário Guerreiro. O estudo prévio foi apresentado pelo Vereador Pedro Ramos, com responsabilidade na área do Planeamento e Reabilitação Urbana.

O reforço da centralidade do núcleo antigo, a reabilitação das infraestruturas e a criação de um novo espaço público verde são os três objectivos da proposta de reabilitação, que terão como ações a concretização de um eixo viário estruturante, a criação do parque urbano “Quinta do Baltazar” e a reabilitação do núcleo antigo.
A concretização de um eixo viário estruturante incidirá numa artéria principal de ligação ao interior da vila, na definição de uma hierarquia viária e organização dos acessos transversais, no escoamento do trânsito pesado, qualificação da imagem urbana das entradas na vila e no correto dimensionamento dos espaços de circulação viária e pedonal.

O parque urbano “Quinta do Baltazar” implicará a reabilitação das margens do ribeiro e galeria ripícola, o reforço da vegetação autóctone, a ligação pedonal entre o núcleo antigo e a Extensão de Saúde e complexo escolar, a dotação de espaços de circulação e estadia acessíveis e seguros, permitindo a fruição junto à linha de água, e a criação de bolsas de estacionamento.

A reabilitação do núcleo antigo incluirá a substituição da rede de abastecimento de água, a intervenção na rede de águas residuais, implementação de uma rede de águas pluviais eficiente, a redefinição da rede de recolha de resíduos sólidos urbanos, melhorar a iluminação pública, através de soluções de eficiência energética, a adequação do espaço público ao uso pedonal, reforço do uso do espaço público, organização do tráfego automóvel e criação de bolsas de estacionamento.

Até ao dia 31 de janeiro decorre um período de participação pública. Os interessados poderão consultar a documentação nos links abaixo e na sede da Junta de Freguesia. Depois dos contributos da população, avançar-se-á para o projeto base, seguido do projeto de execução e posteriormente o concurso de empreitada.

Consulte aqui o documento da apresentação pública:

Formulário de participação:

15 Dezembro 2021