Município de Odemira integra a Rede das Cidades Resilientes

Odemira integra a Rede das Cidades Resilientes, uma rede orientada para a redução local do risco de catástrofes e para a resiliência das cidades, sendo o primeiro município do Alentejo aderente a esta campanha, lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas e que tem como objetivo promover um levantamento prévio de riscos naturais, tecnológicos e mistos, de planeamento de vários cenários possíveis e a realização de um trabalho de sensibilização e prevenção diretamente com as comunidades, para que quando o acidente grave e/ou catástrofe acontecer, todos saibam o papel a desempenhar, e desta forma o seu impacto seja menor e a recuperação mais célere.

O concelho de Odemira, o maior em área do país, congrega realidades muito díspares, tanto a nível paisagístico, económico ou demográfico. Pela sua diversidade e localização, o território está suscetível à ocorrência de vários riscos naturais, tecnológicos e mistos, que estão na base de várias operações concertadas, tanto de prevenção, como de intervenção nas mais diversas ocorrências.

No contexto do trabalho desenvolvido pelos Agentes de Proteção Civil com intervenção no território de Odemira, destacam-se a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (que avalia os riscos a que o território está exposto e especifica as medidas de autoproteção e a sua distribuição entre todos os APC), a dinamização de vários programas “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, a organização e implementação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e de um plano de ações de sensibilização dirigidas a toda a comunidade, bem como a organização e gestão conjunta para intervir, de forma coordenada, em casos pontuais de situações de calamidade e/ou acidente grave. Note-se também que Odemira integra, desde 2015, o projecto “ClimAdaPT.Local”, para a elaboração de estratégias locais de adaptação às alterações climáticas.

O Fórum Europeu para Redução do Risco de Catástrofes foi constituído com o objetivo de partilha e debate sobre questões de redução de riscos de catástrofes numa plataforma global, que inclui plataformas nacionais. A Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC) é coordenada pela Autoridade Nacional da Proteção Civil, inclui diversos representantes de entidades relacionadas com emergência, segurança, economia, transportes, comunicações, educação, agricultura, florestas investigação científica, entre outras, e dinamiza a campanha “Cidades Resilientes”. A Plataforma publica anualmente um relatório sobre as atividades de cada município envolvido com os principais riscos identificados, ocorrências registadas, exemplos de boas práticas implementadas e resultados alcançados.

O recente reconhecimento de Odemira como “Cidade Resiliente” torna-se relevante e motivador para dar continuidade a um trabalho integrado e coordenado de prevenção e mitigação de riscos no território.

28 Janeiro 2022