Documentário sobre a história geológica do território

“Odemira – paisagens em 375 milhões de anos” é tema do documentário apresentado ao público na tarde de 5 de fevereiro, no Cineteatro Camacho Costa, numa iniciativa do Município de Odemira, e que decorre do estudo de salvaguarda e valorização do Património Geológico das Dunas Fósseis do Sudoeste Alentejano, desenvolvido pelo Centro Português de Geo-História e Pré-História.

O filme convida a uma viagem pela paisagem e pela história geológica do território, com realização dos geólogos Jesus Salazar (Venezuela) e Carlos Neto de Carvalho (Portugal) e a participação especial do Grupo de Teatro Cabanita e do construtor de violas campaniças Daniel Luz.

O filme incide sobre a evolução geológica do território odemirense e revela que este é um património de grande valor científico, único ao nível da Península Ibérica. Além da antiguidade e diversidade geológica, a beleza paisagística, a proximidade e a facilidade de observação tornam este território especial. As praias do Malhão e do Almograve, o Cabo Sardão ou o Pego das Pias são verdadeiras aulas de geologia na natureza.

Após a apresentação houve espaço de diálogo entre o imenso público presente, os autores e o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, sobre a importância do património geológico, que se pretende valorizar e divulgar.

Veja o documentário em: https://youtu.be/uAWwWYs1Nbk

08 Fevereiro 2022