Município de Odemira oferece Árvores à população e escolas

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Odemira promove, entre os dias 19 e 21 de março, a iniciativa “Vamos plantar!”, através da qual serão oferecidas à população e escolas do concelho 2.425 plantas e árvores autóctones, com vista à sensibilização para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos. Este será também o momento para a entrega dos compostores domésticos, no âmbito da campanha municipal “Vamos Compostar!”

A iniciativa decorrerá no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros, nos dias 19, 20 e 21 de março, no período entre as 10.00/12.00 e as 14.00/16.00 horas.

Será oferecido o total de 1.250 plantas à comunidade, mediante inscrição, e o total de 1.175 plantas às escolas do concelho, sendo disponibilizadas várias espécies, desde sobreiro (quercus suber), carvalho comum (quercus robur), carrasco (quercus coccifera), pinheiro manso (pinus pinea), medronheiro (arbutus unedo), alfarrobeira (ceratonia siliqua) e alecrim (rosmarinus officinalis).

Os interessados devem formalizar a sua inscrição on-line através de formulário disponível em https://www.cm-odemira.pt/pages/1365 , até ao dia 14 março, sendo a iniciativa dirigida a maiores de 18 anos e limitada ao stock existente. Será oferecido o máximo de 5 plantas por inscrição.

Este será também o momento para a entrega dos compostores aos cidadãos inscritos na campanha “Vamos Compostar”, uma iniciativa do Município de Odemira para promoção da compostagem, através da cedência a titulo gratuito de 600 compostores domésticos e a disponibilização de equipamento comunitário, para aumentar a reciclagem dos bio resíduos na origem e evitar o seu envio para aterro. A iniciativa conta com financiamento através do programa “Biobairros – da terra à terra” do Fundo Ambiental. A entrega decorrerá nos dias 19 e 21 de março, entre as 14.00 e as 16.00 horas.

07 Março 2022