Odemira Solidária Com Ucrânia

O Município de Odemira está a acompanhar a situação da guerra na Ucrânia e dos refugiados que chegam ao território odemirense, em estreita articulação com os vários organismos nacionais e locais, com o objetivo de minimizar o impacto desta situação e apoiar a população deslocada.

De modo a apoiar os refugiados que chegam ao concelho e os odemirenses que pretendem de alguma forma colaborar, o Município de Odemira disponibiliza informação importante página online do Município de Odemira, em CM Odemira / SOS Ucrânia (cm-odemira.pt) , onde foi criada uma área que centraliza e sistematiza informação sobre apoios e serviços para esta comunidade, contactos para registo e sinalização de necessidades, informação sobre pontos de recolha de bens de primeira necessidade, assim como de ofertas da comunidade ao nível de emprego e habitação. Os cidadãos odemirenses que queiram manifestar o interesse para a receção de refugiados ucranianos, no âmbito do "Porta de Entrada" - Programa de Apoio ao Alojamento Urgente (Regime Excecional Ucrânia), podem recorrer ao formulário disponibilizado online, seja a nível empresarial (alojamentos turísticos, por exemplo) ou particular.

São também disponibilizados os contactos do Serviço de Ação Social do Município, para qualquer esclarecimento: +351 961 620 618 (dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00) ou accao.social@cm-odemira.pt

O Município de Odemira tem estado em contacto com várias entidades diretamente envolvidas nas respostas aos refugiados ucranianos. No dia 22 de março, decorreu uma reunião de coordenação para articular medidas e respostas necessárias para o melhor acolhimento destas famílias. Desta forma, o Município de Odemira constitui-se como uma ponte entre os vários atores do território e a população que precisa desta ajuda neste momento.

O Município tem conhecimento que já terão chegado cerca de 100 pessoas ao concelho vindas da Ucrânia, na sua maioria mulheres e crianças, sendo que já há menores integrados em escolas do concelho. A maior parte destes cidadãos foram alojados no Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes, instituição que conta com o apoio do Município de Odemira, no âmbito de refeições e material escolar, estando a ser analisadas outras formas de apoio. Em paralelo, há também vários cidadãos alojados com familiares e amigos da comunidade ucraniana residente no concelho.

O concelho de Odemira disse presente desde a primeira hora na mobilização da sociedade civil para apoio à população da Ucrânia. Foram dinamizadas no concelho de Odemira várias campanhas de solidariedade para ajudar a população da Ucrânia, lideradas por associações, instituições e Juntas de Freguesia.
De acordo com os últimos dados oficiais, do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e que reportam a dezembro de 2021, residem 355 cidadãos de nacionalidade ucraniana no concelho de Odemira.

23 Março 2022