Acolhimento e Integração de Imigrantes foi tema de conferência

No dia 27 de abril, o Cineteatro Camacho Costa, em Odemira foi palco para uma Conferência dedicada à temática “Acolhimento e integração de Imigrantes: desafios de governação integrada na resposta a um problema complexo”.

A mesa de abertura contou com a presença de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Vasco Malta, Chefe de Missão OIM Portugal e Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações.

Esta foi uma tarde de partilhas entre os oradores e o público presente. Num primeiro momento, foi abordado o tema “O acolhimento e integração de imigrantes: desafios de governação integrada perante um problema complexo” por Rui Marques, Coordenador do Fórum para a Governação Integrada e ex-Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural. Seguiu-se um painel onde se falou da "Experiência de Odemira no acolhimento e integração de imigrantes”, com intervenções de Ana Clara Oliveira, Chefe de Divisão de Inovação Social do Município de Odemira, Manjeet Maan, representante da Associação Comunidade para Todos, e Teresa Barradas, Vice-Presidente da TAIPA, com moderação de Mariana Sá Couto. No terceiro e último painel debateu-se “O Papel de educação /formação no acolhimento e integração de migrantes”, com intervenções de Isabel Palma Raposo, Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Lina Varela, em representação da Direção-Geral da Educação e Sara Caetano, em representação do Alto Comissariado para as Migrações.

A iniciativa encerrou com a visualização de vídeos de práticas promissoras de colaboração no Alentejo Litoral e a entrega de diplomas da Academia de Liderança Colaborativa.

A conferência foi organizada pela Academia de Liderança Colaborativa, promovida pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira e Govint – Fórum para a Governação Integrada, em parceria com a CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e Município de Odemira, entre outras entidades.

05 Maio 2022