Secretário de Estado e da Saúde inaugurou Balcão SNS 24 em Bicos

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, esteve presente na inauguração do Balcão SNS 24 em Bicos, na Freguesia de Vale de Santiago, concelho de Odemira, que decorreu no dia 2 de agosto. Foi o primeiro espaço para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos a ser inaugurado em todo o Alentejo.

O momento foi acompanhado pela Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe, pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira Hélder Guerreiro, e pela Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santiago, Inês Hilário.

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o acesso dos cidadãos ao SNS é “um grande desafio e uma grande aprendizagem dos últimos anos”, considerando o Balcão SNS 24 “uma melhoria do acesso e de porta aberta para os nossos cidadãos, nomeadamente para aqueles que vivem em locais mais longe dos centros, para terem acesso a consultas, aos centros de saúde e aos serviços hospitalares. É garantidamente uma melhoria de acesso para os nossos cidadãos e isso é muito importante.”

Para Catarina Filipe, Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, este serviço “é uma mais-valia”, pois “Há uma panóplia de serviços que hoje ficam ao dispor. Grande parte da população não tem literacia das novas tecnologias e tem aqui um serviço, com a colaboração fundamental da Junta de Freguesia, que vai permitir aproximar os utentes dos cuidados de saúde.”

Para o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, “Honra-nos muito o facto de o primeiro Balcão SNS 24 do Alentejo ser em Bicos, uma localidade bastante distante do centro de saúde que passa a ter um serviço de proximidade muito importante”. Para o autarca este serviço “precisa ser alargado, ter mais capacidade e ter mais serviços para as pessoas e vamos agora trabalhar para que seja uma realidade noutras Freguesias”. Destacou e agradeceu “o apoio das Juntas de Freguesia, neste caso do Vale de Santiago, naquilo que é preparar-se e capacitar-se para prestar apoio aos utentes, que precisam de ajuda para acederem a estes serviços.” A ULSLA tem em desenvolvimento outros Balcões SNS 24 para o concelho de Odemira, estando a ser desenvolvidas parcerias com outras Juntas de Freguesia.

Os Balcões SNS 24 têm por objetivo prestar apoio a quem não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. São disponibilizados serviços como a realização de teleconsultas, marcar/desmarcar/remarcar consultas, consultar resultados de exames e guias de tratamento, renovar/consultar medicação crónica, avaliar e registar os sintomas da COVID-19, agendar vacinação COVID-19, pedir emissão de certificados COVID, realizar chamadas para o SNS 24 (808 24 24 24), pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica e alteração de dados do utente.

O Balcão SNS 24 de Bicos localiza-se junto ao Centro Sociocultural, onde o primeiro utente a beneficiar do serviço foi José Lança, de 68 anos, residente na aldeia, que realizou uma teleconsulta com o seu médico de família e assim evitou uma deslocação à vila de Colos.

03 Agosto 2022