Voluntários do Just a Change reabilitam habitações na Freguesia de São Teotónio

Cerca de 20 voluntários da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas em Portugal, estão a intervir em duas casas na freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, promovendo reparações, pinturas e adaptação a situações de mobilidade condicionada.

Os voluntários do projeto Camp In, que acontece nos meses de verão de 2022, chegaram à Freguesia de São Teotónio no dia 1 de agosto e dividem-se em duas equipas de trabalho que, ao longo de duas semanas, recuperarão as duas casas, semeando alegria e esperança segundo o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruímos Vidas!”.

As duas habitações que estão a ser alvo de intervenção encontravam-se inscritas no Programa de Melhorias Habitacionais do Município de Odemira, que visa a melhoria das condições básicas de habitabilidade de agregados familiares em situações económicas desfavorecidas, reunindo os critérios necessários à sua selecção para o projeto Camp In, por apresentarem necessidade de beneficiação ou de adaptação a novas situações de mobilidade por parte dos residentes.

A ação resulta de um protocolo entre o Município de Odemira e a Associação Just a Change e conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Teotónio, do Agrupamento de Escolas de São Teotónio e do Grupo Desportivo Renascente.

Desde 2010, a Just a Change já promoveu mais de 340 intervenções, em cerca de 280 casas de família e 75 instituições sociais, em 22 municípios, gerando impacto em mais de 4600 beneficiários e envolvendo mais de 5400 voluntários. Durante os meses de verão, os campos da Just a Change espalham-se pelo país e geram impacto social nas comunidades locais.

04 Agosto 2022