Projeto de Voluntariado Jovem no concelho de Odemira promove Cidadania Ativa

Promover a cidadania ativa, a participação cívica e envolver os jovens durante o período de férias de verão foi o objetivo do projeto de Voluntariado Jovem “Mexe-te O Jovem”, dinamizado pelo Município de Odemira, que decorreu nos meses de julho e agosto, dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 25 anos. Com um balanço positivo, o projeto terá continuidade em 2023.

O “Mexe-te O Jovem” envolveu os jovens em diversas entidades locais que aderiram ao desafio lançado pelo Município de Odemira para preparar ações onde a sua colaboração fizesse a diferença, tendo em vista o seu crescimento pessoal e comunitário, desde a apoio na Biblioteca Municipal José Saramago, no Centro de Recolha Oficial de Odemira (Canil Municipal), em diversas respostas de ATL e programas para Seniores, conservação e manutenção de espaços verdes, lavagem e pintura de muros ou ainda apoio administrativo. Ajudar, ser solidário e ocupar as férias de verão de forma positiva e divertida foram as motivações dos jovens participantes.

Em 2022 foram parceiros do Município de Odemira no “Mexe-te O Jovem” as Juntas de Freguesia Santa Maria e São Salvador, Sabóia, São Luís, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes e a Sociedade Recreativa São Teotoniense.

A par das várias atividades realizadas, todas as semanas foi dedicada uma tarde de convívio e lazer para promoção da ligação entre os voluntários, com experiências de stand up paddle no Rio Mira e na Barragem de Santa Clara e de bodyboard na praia da Zambujeira do Mar. Para outubro está preparado um encontro entre todos os participantes.

Esta iniciativa integra-se no programa municipal na área da juventude “Odemira Acredita em Ti”, programa alargado a várias áreas de intervenção que tem vindo a incentivar a cidadania ativa junto dos jovens.

Reportagem da edição de 2022:
Edição de 2022 do Programa de Voluntariado Mexe-te Ojovem - YouTube

06 Setembro 2022