Cerimónia Protocolar do Dia do Município na Igreja da Misericórdia

A Cerimónia Protocolar do Dia do Município de Odemira, dia 8 de Setembro, decorreu este ano, pela primeira vez, na Igreja da Misericórdia. Este espaço único com pinturas murais do séc. XVI, simbolizou o coração e a riqueza do território e a importância dos investimentos futuros.

A cerimónia que pretende assinalar e enaltecer e o Dia do Município foi iniciada com a intervenção de Ana Aleixo, Presidente da Assembleia Municipal, seguindo-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro.

Hélder Guerreiro fez um balanço dos primeiros meses de mandato, onde destacou o trabalho relacionado com a Habitação, a Participação e a reestruturação dos serviços municipais, e perspetivou os investimentos de aposta na qualificação dos espaços públicos, de concretização do ensino superior no concelho e de afirmação de Odemira como território criativo e cultural.

Também pela primeira vez, o Dia do Município foi o momento para a atribuição de Medalhas Honoríficas, tendo sido prestada a homenagem a três odemirenses, de três gerações e áreas de intervenção diferentes. Foram homenageados com a Medalha Municipal de Mérito a jovem Mariana Martins, a primeira Mulher a licenciar-se em Guitarra Portuguesa, e António Martins Quaresma, historiador e investigador com longa e profícua carreira dedicada à história do concelho e da região. José Alberto Guerreiro foi distinguido com a Medalha Municipal de Honra, em reconhecimento pela excecional relevância do seu trabalho, ao serviço da comunidade Odemirense e do Alentejo ao longo de 24 anos de dedicação à causa pública, com três mandatos autárquicos como Vereador e três mandatos como Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

Sendo o dia de Nossa Senhora da Piedade, o Padre Manuel Pato abençoou a bandeira do Município que acompanhou a procissão solene realizada durante a tarde nas principais ruas da vila de Odemira, em homenagem à padroeira do concelho.

A cerimónia protocolar do Dia do Município terminou com um apontamento musical, com a atuação da Banda Filarmónica de Odemira.

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Odemira na Cerimónia do Dia do Município

12 Setembro 2022