Município de Odemira apresenta projeto cultural 'O Museu Somos Todos'

O Projeto Cultural “O Museu somos Todos” do Município de Odemira foi apresentado no dia 17 de setembro, na Igreja da Misericórdia, pelo professor Pedro Prista, responsável pelo projeto, e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Integrado no Plano Municipal de Cultura Odemira 2030, o projeto “O Museu somos Todos” visa o incremento do nível de vida cultural pública e pretende contribuir ativamente para a criação de uma infraestrutura cultural que dê resposta aos imperativos do património e da vida cultural do concelho. Tem por objetivo a valorização do território concelhio como um lugar de eleição para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo, que se possam refletir no valor acrescentado das atividades produtivas, resultem num reconhecimento crescente de bem-estar e satisfação de vida das populações e contribuam de forma democrática e participada para a atratibilidade, o desenvolvimento sustentável e a resiliência ambiental do concelho de Odemira, e para a abertura ao mundo e ao futuro das suas novas gerações.

A apresentação terminou com o espetáculo “4 Mãos”, um concerto e um trabalho em curso, para piano e caneta digital, entre o pianista Filipe Raposo e o desenhador António Jorge Gonçalves, num diálogo de abstração, emoção e cumplicidade.

O espetáculo “4 Mãos” esteve inserido na ação “Programação Cultural em Rede”, promovida pela CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e cofinanciada pelo Alentejo 2020.

A iniciativa inseriu-se no programa “Setembro, uma imersão cultural” promovida pelo Município de Odemira.

22 Setembro 2022