Odemira Recorda Amália Rodrigues 2022

“Odemira Recorda Amália Rodrigues” está de regresso ao Brejão e ao concelho de Odemira para mais uma edição, agendada para o próximo dia 8 de outubro, com visitas à Herdade e várias atividades dedicadas à fadista e ao fado, promovida pela Fundação Amália e pelo Município de Odemira. As entradas são gratuitas.

O programa inclui visitas guiadas à casa de férias de Amália, junto à localidade do Brejão, na freguesia de São Teotónio, que decorrerão entre as 11.00 e as 18.30 horas.

O jornalista Miguel Carvalho é o convidado da Fundação Amália para uma conversa sobre o livro “Amália - Dita¬dura e Revolução”, a partir das 16.00 horas. Esta obra resulta de uma investigação que “atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos, gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram, milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora.”

Durante a tarde, pelas 16.50 horas, será realizada uma Missa Campal de homenagem a Amália Rodrigues, no jardim da Herdade, presidida pelo padre Júlio Lemos.

O dia dedicado a Amália Rodrigues termina com um espetáculo de fado, a partir das 17.30 horas, com Ana Sofia Marques, acompanhada à guitarra portuguesa por Gonçalo Rosa e à viola por Bruno Davide.

A iniciativa é organizada pela Fundação Amália em parceria com o Município de Odemira e com os apoios da Junta de Freguesia de São Teotónio e do Centro Cultural do Brejão, com a colaboração da Herdade Amália Rodrigues.

“Odemira Recorda Amália Rodrigues” é um evento simbólico que celebra a vida e obra da fadista e que junta, mais uma vez, a Fundação e a comunidade do Brejão. A fadista e o seu marido, César, tinham uma forte ligação ao local que consideravam como “refúgio de férias” e onde passava grandes temporadas, mantendo uma relação próxima com o concelho e sendo muito acarinhada pela população.

29 Setembro 2022